sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Tecnologia e Jornalismo: Participando da Web 2.0

Por Milenon Busiquia
Avanços tecnológicos alteram a comunicação e, consequentemente, afetam o campo do Jornalismo. A parceria entre público e jornalistas mal está saindo da teoria para entrar na prática. De acordo com o jornalista Carlos Castilho, que fez o prefácil em português do livro 'Jornalismo 2.0', é essa parceria que vai marcar o quotidiano dos novos profissionais da comunicação, cuja educação já foi feita quase que integralmente com a ajuda do computador. Atualmente, 'Web 2.0' é o termo mais difundido dentro da indústria de tecnologia como sinônimo de sites colaborativos

O jornalismo online e sua versão 2.0 formam a base desta transição para o processo de produção colaborativa online de notícias. Esse é o campo de provas para novas técnicas de diálogo entre jornalistas e o público, e principalmente para o desenvolvimento de novos hábitos e valores no trato da informação”, afirma Castilho.

Para saber mais sobre o assunto, clique aqui e baixe o livro “Jornalismo 2.0 - Como sobreviver e prosperar: Um guia de cultura digital na era da informação”, escrito por Mark Briggs.

O termo “Web 2.0” se refere às páginas web cuja importância se deve principalmente à participação dos usuários. O documentário 'Jornalismo 2.0, Vc participa?', feito como trabalho de conclusão de curso das jornalistas Dayane Nascimento e Iara Vilela, busca representar as três principais formas de participação no jornalismo: participação através de sugestões de reportagens; através de comentários nas matérias dos sites que disponibilizam esse campo; e quando as pessoas participam como jornalistas cidadãos, ou seja, escrevem a matéria, tiram as fotos ou gravam os vídeos e mandam esse material para os mais diversos meios e principalmente, o disponibiliza na internet, espaço onde o webjornalismo participativo mais ganhou destaque.

Confira:

Um comentário: