quinta-feira, 23 de setembro de 2010

A baixa umidade do ar requer cuidados com a saúde

Marlene Silveira

Cidade de Cuiabá

Por causa da forte camada de poluição provocada pelas queimadas que atinge Cuiabá, Mato Grosso, a população vem passando por vários tipos de problemas, principalmente respiratório.

Com a baixa umidade no ar, devem-se tomar alguns cuidados especiais com a saúde. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde de mato Grosso, nos últimos dias aumentaram os casos de problemas de saúde como o ressecamento dos olhos, boca e nariz e doenças respiratórias.
As crianças e idosos são os mais afetados pela baixa umidade do ar, por isso, é necessário atenção especial a esses dois grupos de pessoas.  A população deve ingerir bastante água, além de sucos naturais feitos de maneira adequada e água de coco.
Também é importante manter a higiene doméstica, evitando o acúmulo de poeira, que desencadeia problemas alérgicos. Ao dormir, colocar toalha umedecida ou usar umidificadores para ajudar a minimizar os efeitos do tempo secos.
Segundo a Secretaria, a população deve evitar banhos quentes, que provocam o ressecamento da pele, e usar sempre que possível um creme hidratante. Em caso de irritação dos olhos, a Secretaria sugere o uso de soro fisiológico para lavar os olhos e as narinas.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário