segunda-feira, 27 de setembro de 2010

A devoção dos torcedores brasileiros

Artigo
Por Edileuza Faria

 O futebol no Brasil é considerado como uma religião pagã capaz de provocar paixões ao extremo. Tudo por causa do time do coração. Uma realidade que faz centenas de torcedores de todas as idades de Norte a Sul do país, a lotarem os estádios brasileiros para juntos demonstrarem a fidelidade a camisa e ao time pelo qual são devotos. 

E quando o assunto é Copa do Mundo, a empolgação é ainda maior. Na Copa de 2010, realizada em junho na África do Sul, mais uma vez, os brasileiros e torcedores natos que são fizeram o show a parte. Não pelo título de hexacampeão tão aclamado por todos.Mas infelizmente, o time do Brasil foi desclassificado ao perder de 2 a 1 para a Holanda e voltou cedo para casa.
 
Mas, antes do prematuro retorno da seleção brasileira, principalmente nos dias em que o time de Dunga entrava em campo, era possível ver e ouvir nas ruas, nas praças centrais das grandes capitais, nos bairros, nas casas, nos bares, restaurantes e até nas regiões mais longínquas desse Brasil, o burburinho, o entusiasmo dos torcedores de todas as idades, classes sociais, raças e religiões, que não mediam esforços para reunirem em frente da televisão, de um telão, ou aqueles que simplesmente, ouviam a narrativa do jogo com o radinho de pilha colado na orelha, com o único objetivo de torcer e vibrar para a seleção canarinho ser mais uma vez campã.

E juntos como se estivessem em um grande templo, e diante de um ser supremo, os torcedores assistiam aos jogos. Com os olhos fitados na imagem da TV, e com os ouvidos atentos. E cada lance era motivo de muita euforia. Quando acontecia gol favorável ao Brasil as comemorações eram de diversas maneiras.  E muitos se deixavam envolver pelo clima de agitação porque o desejo pela vitória há muito era esperado por todos.

No entanto, o time de dunga deixou a desejar. O grito de hexacampeão não veio.  E, o que restou da Copa da África do Sul de 2010, foi a magia da esperança, o desejo da vitória e acima de tudo, os torcedores brasileiros deram exemplo de patriotismo, fidelidade, solidariedade e criatividade.

Sem preconceitos uniram se e deram as mãos.  Souberam torcer e perder. E deixaram a certeza de que em 2014 tem mais, e quem sabe poderão soltar aquele grito de hexacampeão que ficou entalado na garganta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário