terça-feira, 21 de setembro de 2010

Representação e Memória fazem parte da exposição da artista Dalva Barros

Por Aliana Camargo
Intitulada As festas populares no olhar de Dalva de Barros, a exposição é realizada no salão social da paróquia Senhor Divino Espírito Santo, localizada no bairro CPA II. A exposição foi aberta no dia 18 de setembro e vai até o dia 24 deste mês.  Está aberta ao público das 08h00 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.
Descoberta em 1966, pela crítica de arte Aline Figueiredo, a artista plástica Dalva de Barros observa o cotidiano ao seu redor, e se expressa através de tintas e telas esse mundo poético. Para o artista Gervane de Paula “Dalva de Barros é um caso raro no cenário artístico-cultural nacional e internacional, em que quase tudo é efêmero e conceito”.
A artista é personagem importante para as artes plásticas do Estado. Pelo dom de ensinar, orientou muitos artistas no Ateliê Livre de Pintura da Universidade Federal de Mato Grosso, entre os anos de 1975 a 1979. Dentre alguns nomes saíram Gervane de Paula, Benedito Nunes, Jonas Barros, Adir Sodré, entre outros.
Dalva continua pintando. Produzindo suas representações do dia-a-dia. Quem for na exposição poderá apreciar uma grande tela de 3m x 5m intitulada Esmola de São Benedito pintada no ano de 2000. Outra obra que chama atenção é a tela Festa dos Artistas em que Dalva compõe alguns nomes do seleto grupo das artes plásticas mato-grossense.
A artista também participa do circuito cultural Setembro Freire 2010, realizado entre os dias 20 de setembro a 30 de outubro, com tela inspirada no poema Rede de Silva Freire.  No final do ano, ela compõe o grupo de artistas do Festival de Cinema de Chapada do Guimarães Tudo Sobre Mulheres.
Mais informações: (65) 9984.0002

Nenhum comentário:

Postar um comentário