sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Ampara incentiva família a buscar a adoção legal

Adriana de Assunção
Motivada pelo desejo de ter uma menina o casal Reinaldo Ferreira da Silva e Dilza da Silva que já tinham um filho, resolveram adotar, depois souberam de uma mulher que gostaria de dar a filha de 2 anos.

O casal foram sozinhos conhecer Evelen e após esse momento tiveram a certeza que seriam os pais da menina.  
No outro dia a mãe biológica entregou Evelen a sua nova família. O casal adotivo levou a menina ao médico, ela estava magrinha aparentava ter passado fome e não havia tomado nenhuma vacina até então, afirma o pai adotivo.

Após a consulta Evelin tomou todas as vacinas de uma só vez, foi um dia difícil para a garotinha que parecia um bichinho acuado e assustado. Numa casa diferente com pessoas diferentes. Para alegrá-la e também por necessidade compraram roupas novas e brinquedos.

Em seguida os pais foram ao Fórum de Várzea Grande e procurou o conselho tutelar da cidade, a família teve o caso acompanhado por uma assistente social, por um advogado e psicólogo, na qual foram feitas visitas na casa da família para ver como estavam vivendo. O conselho tutelar marcou três audiências com o juiz; uma foi para ouvir a mãe e saber os motivos que a levou a entregar sua filha para a adoção, outra, para escutar o casal, e por último os três. Para finalmente passar a guarda ao casal.

Reinaldo teve que fazer um registro de nascimento da mãe de Evelin porque o dela havia sido extraviado para poder finalmente fazer outro registro passando a menina para ele. A nova família de Evelin deu a ela um novo nome Deisiele Ferreira da Silva. Hoje o casal tem três filhos, dois meninos e Deisiele tem sete anos.

Os motivos que levaram a mãe de Deisiele a dar a criança poderia hoje ser feito de maneira menos sofrida, pois A AMPARA -Associação Matogrossense de Pesquisa e Apoio à Adoção, formada por grupo de profissionais, técnicos e voluntário de pais e filhos adotados ou não  tem um projeto com nome de Pré – Natal da adoção que acompanha a criança desde o período de gestação da mãe até a adoção.

Esse projeto segundo a presidente da AMPARA, Lindacir Rocha Bernadon em palestra realizada na Faculdade IVE para alunos do curso de jornalismo é encaminhar a adoção de maneira mais consciente, sem que a mãe biológica deixe de amamentar e dar as vacinas a criança no tempo certo. 

A Ampara fica localizado no primeiro oficio Cuiabá  lá são ministradas aulas teóricas (Andragogia), Relatos de experiências, atendimento e encaminhamento psicológico e para os pais que pretendem adotar palestras e trocas de experiência.

 “ Os motivos que levam uma mãe a dar o seu filho para a adoção são muitos, mas o caminho deve ser considerado como um ato de coragem, por isso a AMPARA desenvolveu esse projeto para esclarecer as mães que busquem o caminho da adoção legal” ressalta Lindacir.

Se esse acompanhamento existisse há mais tempo muitas crianças não estariam em abrigos, teríamos menos casos de mães que tentam aborto e Deisiele estaria com as vacinas em dias e não teria sofrido.


Um comentário:

  1. Esse foi o trabalho sobre adoção de Redação Jornalística III, (Matéria Interpretativa) A nota não foi lá essas coisas, mais amei a experiência. O Reinaldo é um colega de serviço na Cerâmica em que trabalho

    ResponderExcluir