quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Quadrinhos de Che Guevara são vendidos em site

Nildes de Souza

Ernesto Guevara de la Serna (1928-1967), nome que foi cinzelado na história como Che Guevara, já teve sua história contada no cinema, na literatura, na televisão, nos games, e agora, também nos quadrinhos

O manhwa (quadrinho coreano) de Kim Yong-Hwe conta a vida do argentino desde a juventude confortável em Rosário, até sua morte, faminto e desamparado, nas selvas da Bolívia. Pela complexidade da história, a indústria do entretenimento nunca havia tentado abranger toda a vida do icônico herói revolucionário, mas Yong-Hwe não se abalou com a dificuldade da tarefa. Em 248 páginas mostra a viagem de Che e Alberto Granado pela América Latina), o início da conscientização política, o encontro com Fidel Castro, a invasão de Cuba, as lutas armadas pelo controle da ilha, a subida ao poder e, enfim, a inquietação perante a estagnação administrativa e o desejo de levar o ideal revolucionário a outros países da América Latina.
Trata-se portanto de uma verdadeira saga em quadrinhos, um relato bastante fiel dos momentos mais heróicos de uma das personalidades mais atraentes do século 20. Todavia, o autor é maniqueísta, não faz qualquer comentário sobre o lado podre da administração de Castro, ou como derrubou-se um ditador apenas para que outro subisse ao poder. Yong-Hwe parece fascinado demais com o potencial quase mitológico da história para permitir que sua obra faça uma análise mais criteriosa da política cubana - ou o papel que Che teve nela -, mantendo a aura de santidade de seu personagem principal, algo que o próprio governo de Cuba sabe fazer muito bem através da propaganda política.
Este quadrinho só é encontrado no site de pedidos, na página do google, as páginas são em preto e branco, o custo é de R$ 23,50. Vale a pena pagar por este exemplar, e levar para casa uma leitura rica em aventuras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário