sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Jornal de VG é tema de pesquisa monográfica

Para acadêmicos, a história a de uma cidade pode ser ilustrada através do impresso.
Por Milenon Busiquia.

Com a proximidade do fim do ano letivo, os alunos do 4º ano de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo passaram a discutir cada vez mais um assunto que está presente em todas as turmas formandas de universidades: a monografia. As pesquisas começam a ser apressadas para que mais informação e qualidade sejam adicionadas ao trabalho científico que será o final da etapa acadêmica.






Os alunos Dalila Rodrigues, Geraldo Araújo, Nadja Mattos e Rosenilco Corrêa estão entre os 21 alunos que devem ser graduados no ano de 2010 pelo Instituto Várzea-grandense de Educação. Eles estão 'monografando' com o tema ‘Jornal Correio Varzea-grandense: O primeiro jornal diário de Várzea Grande’.

Usando arquivos de jornal, fotos, depoimentos e entrevistas de pessoas que trabalham e trabalharam, inclusive com o fundador Rubens dos Santos, além de pesquisas teóricas, o grupo se reúne uma vez por semana para discutir e pesquisar sobre o tema de sua monografia. Com mais de 50% do material pronto o grupo espera que a orientadora Giordana Santos aprimore, com sua experiência na área jornalística, aspectos que podem não ter sido observados pela equipe.

O tema foi escolhido entre várias opções apresentadas pelos quatro alunos que compõe o grupo. A sugestão partiu de uma das integrantes, Dalila Rodrigues, que trabalha no jornal que será caso de estudo na construção monográfica. Ela contou que desde que passou a trabalhar no local, percebe o quanto de material histórico importante a empresa de comunicação traz desde sua fundação. “Muitas pessoas importantes no cenário político e midiático já trabalharam no Jornal Varzea-grandense. Queremos mostrar em nosso trabalho, além desse aspecto, a mudança na abordagem jornalística nos 30 anos de existência do Jornal”, contou.

O trabalho final dos cursos acadêmicos tem como objetivo elaborar um material que mostre os conhecimentos obtidos na faculdade e a aplicação de tais sobre um tema específico. Para o grupo, por ser um jornal antigo, o trabalho pode mostrar um recorte da história várzea-grandense através do estudo do jornal, que sempre publico matérias principalmente relacionadas à Várzea Grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário