quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Demora na Adoção

  Por Livia Borges



Novas regras limitam tempo que crianças ficam em abrigos. Sancionada pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva, pessoas maiores de dezessete anos, mesmo solteiros, poderão adotar e refletir sobre os direitos de todas as crianças. A lei foi aprovada em 04 de outubro de 2009. Essa é uma oportunidade de cobrar padrões de igualdade e justiça. A pura verdade é que de fato a realidade pela qual sustenta a opção de escolhas das pessoas que decidem adotar precisa ampliar-se para se tornar efetiva e universal.
A Lei traz alguns rigores. Como por exemplo: que o juiz considere o conceito de “família extensa”, ou seja, dar preferência a adoção dentro da família, mesmo não sendo os parentes diretos da criança ou do adolescente.

O site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)  mostra aproximadamente 93 crianças desamparadas a esperar que alguém as queira. Só que felizmente elas não são, em sua maioria, bebês recém nascidos, completamente saudáveis ou de cabelos cacheados, olhos claros. De fato são crianças.“Estão à espera da sorte”.

Nas estatísticas do IBGE cerca de 90% dos 4 mil candidatos a pais desejam bebês com menos de um ano em todo o país mas que neste caso as crianças representam apenas 0,47%. Esse descompasso faz com que, de um lado, a espera por parte dos pais seja de cinco anos e, do lado das crianças, a esperança de conseguirem uma família adotiva reduz-se a cada dia que passa.

O Estado de Mato Grosso que é o segundo no Ranking Brasileiro em adoção de crianças, perdendo apenas para Santa Catarina. Ás vezes um número significativo que equivale a 139 adoções em média por ano.










Nenhum comentário:

Postar um comentário