quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Festival de Cururu e Siriri chega a 9ª edição

Por Naiara Magalhães

Começou hoje o 9º Festival de Cururu e Siriri. Sua edição e termina dia  26 de setembro. Cerca de 40 grupos, dos cinco pólos que fazem parte do Território Cururu e Siriri, passarão pela arena do Parque de Exposições da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) para garantir o espetáculo nos quatros dias do evento.
É com orgulho que a presidente da Federação Mato-grossense de Cururu e Siriri, dona Domingas Leonor, fala que esta é a primeira vez que a Federação está à frente do festival na organização. “Tomamos essa responsabilidade com muita convicção, força, fé, determinação e trabalho. Esta nona edição do Festival Cururu Siriri possui grande significância para a Federação, pois estamos na tentativa de caminhar com as próprias pernas, trilhando um novo caminho”, afirma.

Neste ano, o evento conta com patrocínio do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Cultura e da Prefeitura Municipal de Cuiabá e conta com parceiros como a Oi Futuro, O Boticário, o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) e Pontão da Viola-de-Cocho. Vale lembrar que a Secretaria Municipal de Transportes (SMTU) irá disponibilizar um número maior de ônibus a partir de 00 h para atender o público.

Cantadores de Cururu e Siriri, dançarinos e mestres da arte mato-grossense irão ser reunir durante os quatro dias para apresentar esta tradição de quase três séculos. No semblante, a expressão de alegria de quem tem a responsabilidade de conduzir a cultura popular. “Fé e Alegria” é o tema que marcará as apresentações. Além do canto, dança e ritmos, o evento agrega Mostra de Artesanato e gastronomia típica regional. A entrada é gratuita a fim de democratizar o acesso as manifestações populares e a estimular a formação de público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário