segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Estádio Verdão será palco da Subsede da Copa do Mundo de 2014

Por Livia Borges
O Estádio Governador José Fragelli, conhecido como Verdão, é um dos maiores patrimônios de Mato Grosso. Atualmente ele comporta cerca de 45.000 pessoas. Foi o ex-governador José Fragelli quem determinou a construção do estádio, que vai ter um formato de Arena. O Verdão, inaugurado em 1976, será demolido para construir a grande Arena com infra-estrutura semelhante ao dos estádios da Alemanha.


O estádio, que recebe hoje grande número de expectadores para assistir jogos dos times de futebol mato-grossense, terá uma nova estrutura para receber os jogos Mundiais da Copa 2014.
O projeto visa reduzir custos do estádio com projetos de arquibancadas desmontáveis. A expectativa para a chegada da Copa é grande, de acordo com a Agecopa, Agência Executora das Obras da Copa do Mundo. O Verdão será uma praça esportiva de padrão internacional, cujo projeto vem sendo elogiado e premiado por inserir apreciação inovadora de sustentabilidade ambiental, social e econômica.
Para o diretor de Infraestrutura da Agecopa, Carlos Brito, Cuiabá continua à frente das demais sedes da Copa 2014 cumprindo todos os prazos estabelecidos pela Fifa e Comitê Organizador Local e os compromissos firmados através da Matriz de Responsabilidades.


"Iniciamos as obras a oito dias do prazo final, 3 de maio, e já temos R$ 99 milhões empenhados e assegurados para todas as medições deste ano. As obras de mobilidade urbana já tiveram seus projetos concluídos e encaminhados ao governo federal, que anunciou um aporte significativo de recursos através dos ministérios de Transportes, Cidades e do Turismo", disse Brito.
Até 2014, o Governo do Estado deve integralizar um montante superior a R$ 1 bilhão para a obra da Arena Multiuso, dois Centros de Treinamento, Fan Parks, infraestrutura turística e os projetos de mobilidade urbana, incluindo dois BRTs (Bus Rapid Transit), ou corredores exclusivos para ônibus), e várias intervenções no sistema de trânsito da Grande Cuiabá.




Nenhum comentário:

Postar um comentário