domingo, 3 de outubro de 2010

Último debate entre os candidatos ao governo de MT

O debate realizado pela TV Centro América oportunizou aos eleitores conhecer  as propostas de cada candidato na reta final das eleições. 

Por Edileuza Faria 



Com transmissão para todo o Estado e com uma hora e meia de duração, o último debate entre os candidatos ao governo do de Mato Grosso, realizado pela TV Centro América contou com a presença de Marcos Magno (PSOL), Mauro Mendes (PSB), Silval Barbosa (PMDB) e Wilson Santos (PSDB).

Dividido em cinco blocos e intermediado pelo jornalista Helter Duarte, os quatro candidatos responderam perguntas com temas determinados pelos organizadores do debate, mas de extrema importância para a sociedade mato-grossense. Como saúde, educação, transporte, segurança, desenvolvimento industrial e econômico, preservação ambiental, Copa do Mundo, entre outros.

Sem extrapolar as regras do tempo nas respostas, e sem ofensas pessoais cada candidato pode mais uma vez levar ao conhecimento dos eleitores do Estado suas propostas de programa de governo.

Em cada bloco do debate o jornalista Helter Duarte sempre começava com uma frase: “Eles querem governar o seu Estado decida agora qual deles é o mais preparado”.

E, com apenas cinco dias das eleições o debate foi transmitido como sendo a última chance dos eleitores decidirem quem melhor representará o Estado nos próximos quatro anos.

Mas como em todos os debates, esse também foi marcado por denuncias, ataques e acusações. Todos os candidatos foram evasivos e estrategistas nas suas repostas e perguntas.

De maneira indireta cada qual fazia entre si denuncias, acusações e ataques. Por exemplo, o candidato Silval Barbosa (PMBD), foi acusado pelo candidato Wilson Santos (PSDB), de suposto desvio de R$ 15 milhões na compra de ônibus escolares. Já Silval Barbosa afirmou que é alvo dos seus adversários por se manter líder nas pesquisas desde o começo da campanha eleitoral. E os ataques que vem recebendo é parte da estratégia de quem joga baixo e não é capaz de fazer uma campanha saudável e limpa.

Apesar do clima estratégico utilizado pelos candidatos de quererem dar descrédito a imagem dos seus adversários, o debate foi bem conduzido do começo ao fim  pelo jornalista Helter Duarte que  estava sempre atento e ouvia com atenção as respostas dos candidatos para não degringolar para as ofensas pessoais, e os  interrompia quando alguns avançavam o tempo das suas respostas.

Considerado pela TV Globo “como um momento importante para democracia” o debate da TV Centro América serviu para que os eleitores mato-grossenses conhecessem um pouco mais dos candidatos ao governo do Estado, como também definir quem é o mais preparado para ocupar nos próximos quatro anos o Palácio Paiaguás.


Um comentário: