quinta-feira, 14 de outubro de 2010

O Filme “O Jornal” mostra as dificuldades na redação

Marlene Silveira
Sala de redação
O filme o Jornal  foi lançado  nos Estados Unidos  em 1994, com  o ator Henry Hackett (Michael Keaton).  O objetivo do filme foi mostrar as dificuldades e  a dinâmica  de uma redação, ou seja, como  realmente funciona.

Logo no inicio do filme aparece  um relógio com os ponteiros correndo, comparando com a vida do jornalista que normalmente é corrida, e às vezes sem  ter tempo para descansar.

O jornalista  chefe de reportagem Henry hackett  abre mão de um emprego estruturado e tranqüilo para viver o dia a dia corrido  na redação, onde ele passa o tempo todo correndo pra lá e pra cá. Ele tem que conciliar seu trabalho com sua esposa gestante. Muitas vezes a deixando em segundo plano. Por ela ser uma jornalista,facilitou um pouco o entendimento do trabalho de Henry.

A preocupação do jornalista era correr atrás da verdade e provar a inocência de dois negros acusados de terem assassinado dois empresários brancos. Ao contrario dele, a  chefe de redação Glenn  não colocou em primeiro lugar a veracidade da informação.Pois ela visa o lado financeiro da empresa, deixando o jornal do jeito que estava  com as  informações incorretas.

Hackett venceu a briga e o  jornal foi impresso  novamente.Mas dessa vez com a manchete correta. Isso aconteceu por que o chefe de  redação tinha responsabilidade com as informações, e por isso  correu atrás  o tempo todo da verdade. São essas pessoas que nós futuros jornalistas devemos seguir para sermos bons profissionais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário