sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Fim do monopólio da Globo em transmitir jogos

Por Silvia Marques

FOTO - Internet
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) decidiu  acabar com a preferência da TV Globo na transmissão do Campeonato Brasileiro de Futebol. A decisão foi tomada na quarta-feira (20), no plenário do Cade, em Brasília. Foi extinto um artifício que garantia preferência à emissora nas negociações.
A medida é um marco no fim do monopólio do mercado de audiovisual brasileiro. É o fim do monopólio antidemocrático e injusto da TV Globo em torno de uma das principais paixões nacionais do País, que é o futebol. No contrato com o Clube dos 13 (União dos Grandes Clubes do Futebol Brasileiro), havia um bloqueio intransponível para que qualquer outro agente do setor audiovisual ou emissora de TV tivesse acesso a esse produto, que é uma âncora de audiência no Brasil.
A expectativa é de que mais mecanismos sejam criados em outros segmentos da telecomunicação brasileira. Isso desbloqueia o mercado e cria novas perspectivas para o setor.
O Cade também aprovou outras mudanças que altera drasticamente o cenário para cessão de direito de transmissão dos jogos. A partir de 2012, quando os direitos do Brasileirão entrarem em negociação novamente, as transmissões serão comercializadas separadamente, por mídia. Ou seja, o torneio ganha a possibilidade de ser transmitido por empresas diferentes de TV aberta, TV paga, pay-per-view, internet e até celular.
Fonte: Informes do PT

Nenhum comentário:

Postar um comentário