terça-feira, 5 de outubro de 2010

Cama de cimento, uma reportagem sobre o povo das ruas de Tomás Chiaverini

Por Nadja Mattos

Para os amantes do jornalismo literário, ou mesmo para aqueles que apreciam uma boa leitura, eu os apresento Cama de Cimento. Publicado em 2007, é um livro-reportagem que retrata de maneira objetiva, humana e comovente o dia-dia de pessoas que foram obrigadas ou não a viverem nas ruas de uma das maiores cidades do mundo, São Paulo.

O jovem jornalista e autor, Tomás Chiaverini, com muita coragem e ousadia se permite vivenciar a difícil experiência de morar nas ruas. Ele deixa de lado o conforto que sua vida oferece, para sentir na pele a triste rotina de seus personagens.

Com a narrativa escrita em primeira pessoa, é quase impossível para o leitor não se ver nas diversas situações primorosamente relatadas pelo autor. As páginas nada mais são do que janelas para uma nova realidade, onde se experimenta o medo de passar uma noite embaixo de um viaduto misturado à desabrigados,  usuários de drogas e alcoólatras, esperando ser esfaqueado a qualquer momento por um delinqüente. Além, é claro, de perambular pela histórica Praça da Sé vestido de mendigo, e embarcando disfarçado numa perua para ser levado a um albergue municipal.

O trabalho foi construído por vários depoimentos, percorrendo diversas regiões desconhecidas e perigosas de São Paulo. As experiências vividas pelo repórter não foram apenas com os desabrigados, mas também com pessoas que por amor ao próximo se dedicam a tentar mudar a realidade dos mais necessitados. O autor conseguiu reunir diversas histórias de vida, o que propiciou um amplo e panorama retrato do cotidiano dos moradores de rua, com todos os seus dramas, e apesar das dificuldades, seus sonhos.

O envolvente relato do autor, apesar de ser livre de juízos de valor e aparentemente simplista, desperta a consciência para uma realidade que é resultado de uma sociedade injusta.

Certamente este livro vai mudar de alguma forma a maneira como costumeiramente os moradores de rua são vistos. Fazendo todos nós valorizarmos um prato de comida, o  simples ato de tomar banho, e até mesmo nossa boa e companheira cama.

Sobre o autor

O jovem paulistano Tomás Chiaverini formou-se em jornalismo em 2004, pela Universidade Mackenzie. Sempre muito excêntrico e dotado de espírito aventureiro, escolheu o jornalismo após uma viagem ao assentamento dos Sem-Terra no interior de São Paulo, quando ainda cursava o colegial.

Logo que obteve o diploma, arrumou a mochila e desembarcou para Manaus, em busca de boas matérias. Nos cinco meses que passou por lá, produziu importantes reportagens sobre conflitos indígenas em Roraima, missões humanitárias da Força Aérea na calha do rio Juruá, que lhe renderam publicações na Carta Capital, Caros Amigos e Agência de Notícias Brasil-Árabe.

Trabalhou por dois anos no Jornal Folha de São Paulo em editorias diversas. Nos primeiros meses de 2008, deixou o jornal para dedicar-se exclusivamente à elaboração do seu segundo livro, Festa Infinita, que fala sobre as festas rave no Brasil.

Atualmente, além de trabalhar como jornalista, aventura-se também nas obras de ficção, escrevendo seu primeiro romance, Avesso, que será publicado no início do ano que vem pela editora Global.

Nenhum comentário:

Postar um comentário