segunda-feira, 11 de outubro de 2010

O Pantanal Matogrossense é Patrimônio Natural da Humanidade

Cenário Turístico que encanta os visitantes

Adriana de Assunção

Visitar trilhas, safáris fotográficos, observar jacarés e onças pintadas. Estas são as atividades  que o turista costuma fazer quando visita o Pantanal. Para a UNESCO (Organizações das Nações Unidas para a Educação, Ciências e Cultura) o Pantanal é patrimônio da humanidades, título que valoriza ainda mais a diversidade ambiental e a preservação de animais em extinção.



O lugar é muito rico em belezas naturais, o que atrai ainda mais curiosidade dos visitantes. Principalmente aqueles que procuram fugir dos barulhos eletrônicos dos grandes centros.

Além de turistas o região atrai também biólogos que costumam realizar suas pesquisas nessas áreas, por encontrarem animais raros, como o tuiuiú, a arara azul, o macaco prego entre outros.

O Pantanal Matogrossense está localizado nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, é composto por 12 municípios tem como fronteira ao norte a cidade de Cuiabá  e ao Sudeste a cidade de Campo Grande. Muito conhecido por sua fauna e flora diversificada, atrai turista, não só no Brasil como no mundo inteiro.



Preparado para o turismo o Pantanal em Cuiabá tem muitas hospedagens disponíveis. Há pousadas, fazendas e barco hotéis.  A entrada para quem vem ao Pantanal de carro é pela Rodovia Transpantaneira, Km 132 ao Sul de Cuiabá até o Porto Cercado, pelo município de Poconé - MT.

Segundo o turista  Paulo Falcão,  é possível encontrar acomodações próximas ao rio que oferecem pacotes completos com ótima infra-estrutura. Entre as atividades está o passeio de lancha para o turista que procura subir o rio atrás de animais exóticos.

Desde 2000, parte da região do Pantanal de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, uma área de 187 mil hectares transformou-se em Patrimônio Natural da Humanidade. O título foi concedida na Austrália pela UNESCO, uma agencia da ONU (Organizações das Nações Unidas).

A UNESCO inseriu  a região como Patrimônio por considerar o Pantanal como a maior planície alagada do mundo. As áreas de preservação recebem apoio também do Fundo de Patrimônio Mundial que visa financiar projetos de preservação ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário