quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Eleições 2010 – O perfil dos Eleitores

O texto de Silvia Marques intitulado “De Tiririca à baixaria sobre o Aborto” analisa as atitudes do eleitor nesta eleição e faz parte de um exercício da disciplina Jornalismo Online. O texto opinativo é uma das modalidades do jornalismo que tem como característica principal a liberdade de expressão.
De Tiririca à baixaria sobre Aborto

 O debate sobre aborto, misturando religião e política, segundo Gilberto Dimenstein, revela o nível de baixarias neste processo eleitoral.  Outro fato marcante dessa eleição foi a votação do palhaço Tiririca que ultrapassou a marca de mais de um milhão de votos, superando os limites de um voto apenas de protesto. São duas atitudes que revelam o perfil dos eleitores nesta eleição: o voto influenciado e o voto de protesto.
 O eleitor foi influenciado pela propaganda midiática, principalmente a propaganda veiculada pelas redes sociais, uma enxurrada de emails de todos os lados. Afetado o eleito que se caracteriza por ter princípios religiosos fortemente conservadores. A sua decisão partiu de uma posição ultrapassada e preconceituosa contra a comunidade LGBT, chegando a ser criminosa. Pois, o preconceito nasce da intolerância e do desrespeito dos direitos humanos.
 Já o voto de protesto revela o quanto às pessoas que estão descrentes com os atuais políticos e indignados com a corrupção. Mas, elas não são capazes de avaliar a sociedade com um todo. A corrupção é algo ligado ao sistema capitalista e aos valores culturais, não é um processo que envolve apenas alguns indivíduos, mas sim toda uma sociedade.  O voto de protesto parte da idéia que os eleitores não são palhaços e, quiseram dar o troco nessas eleições despejando os votos em um palhaço profissional.
Duas atitudes que levam a um erro grave: tomar uma decisão sem analisar as propostas dos candidatos. O que o candidato eleito com o seu voto vai fazer? Tiririca não sabe! Por mais revoltado que o povo esteja não pode  abdicar o direito de escolher os representantes e principalmente de saber o que vão fazer com o mandato conferido pelo seu voto nas urnas.
 E o sabe o que é mais triste nessa história? Os eleitos serão o representante seu, meu, Nosso! Um erro que todos irão pagar. Uns com certeza vão sofrer mais ainda, pois dependem de políticas públicas estruturantes, saúde, educação, segurança e outros serviços públicos, que pelos quais não se tem condições de pagar. Alguns irão pagar muito caro, pois o voto não tem preço tem conseqüência.  O futuro do Brasil  e  de nossas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário