quarta-feira, 6 de outubro de 2010

A sociedade nos dias atuais

Por Mônica Oliveira

Segundo o deputado Federal de Brasília Robson Rodovalho, o Brasil tem sido um país infeliz em sua estrutura organizacional. Não existe uma “regra máxima na forma de organizar um país, porém as coisas precisam “funcionar” nessas realidades. O único consenso absoluto é a necessidade de democracia e transparência, no mais alto grau.

A sociedade precisa amadurecer e se organizar para construir um Estado forte e com regras consensuais bastante claras e firmes, que é a constituição. Uma Sociedade fraca, dividida e apática, constrói um estado fraco e, conseqüentemente, os governos que chegam ao poder se tornam mais fortes do que deveriam.

O resultado disso são regras alteradas o tempo todo e, a constituição sendo burlada pelos governos e as suas administrações. “A sociedade precisa olhar para o governo, não só para exigir que se faça algo”, mas se organizar para impedir que o governo avance sobre seus limites.

Os oportunistas acreditam no caos que o país enfrenta, e dele tiram proveito. As eleições estão ai, as campanhas eleitorais apresentadas pelos políticos, demonstram que eles conhecem muito bem as necessidades do povo, e mesmo assim, lhe faltam com a verdade que é mascarada com as falsas promessas.

Ayrton Sena disse: “uma nação se torna respeitada quanto mais firme são seus compromissos com a verdade, independente de cargos, títulos, ou qualquer outra situação”.  O papel da imprensa é fundamental, porque se pressupõe ser ela a portadora da verdade completa, não só quando denuncia.

A sociedade clama por uma mídia responsável e comprometida com o social, não essa mídia que busca de maneira implacável destruir todos que tentam impedir a sua voracidade financeira.

Temos que ter um tremendo senso crítico em relação à mídia de hoje. Ela não é imparcial como tenta aparentar-se. Como disse Mário Rosa “não existe imprensa neutra, nem mesmo quando finge ser” ou Ricardo Noblat que disse: ”jornalista não são neutros, embora muito acreditasse ser”. O Brasil tem jeito sim, o que nós precisamos fazer é aprender a nos posicionar para construirmos uma sociedade mais justa e mais humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário