segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Festival de Cinema de Cuiabá começa hoje

Postado por Aliana Camargo
Da Assessoria

A 17ª edição do Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá abre as portas do cine teatro da cidade nesta segunda-feira (25/10) às 20h00. Com o tema “Eldorado”, o Festival agrega mostras paralelas, entre elas Cinema Escola, Cinema Paradiso, Vídeos do Mato e Sessão do Homenageado, Seminário, Cinema em Pauta, além de lançamento de livro.  O homenageado deste ano é o cineasta Geraldo da Rocha Moraes, escolhido por ser um dos pioneiros do cinema no Centro Oeste.
Após a cerimônia de abertura, entra em cena a Mostra Competitiva de Vídeo, que exibirá neste primeiro dia de Festival, três vídeos, três curtas e um longa. Os vídeos a serem exibidos são “Fita amarela” (MT), a animação “Imagine uma menina com cabelos de Brasil” (RJ), de Alexandre Bersot e “Olhar de João” (GO), e Mariley Carneiro. A Mostra Competitiva de Curta projeta três produções.  A ficção ”Peixe vermelho”  (RS), de Andreia Vigo,  “Tempestade”(SP), de Cesar Cabral,  e “Circuito interno” (SP), de Júlio Martí.
A Mostra Competitiva de Longa-metragem exibe o filme de estreia de Marco Ricca na direção. O badalado “Cabeça a prêmio” (RJ) discute decadência, poder, traição. Três histórias se entrecruzam numa paisagem desoladora de fronteira – fim de linha entre o Brasil, o Paraguai e a Bolívia, terra de personagens desgarrados, esquecidos, sem ilusões.
O 17º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá é uma realização do INCA – Instituto Cultural América; patrocínio do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual – SAv, Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura; Apoio OI, OI Futuro, Universidade Federal de Mato Grosso, Canal Brasil, Folha do Estado, Radio Cidade, Conselho Estadual de Cultura de Mato Grosso , Agecopa, Secretaria de Estado do Desenvolvimento do Turismo, Prefeitura de Cuiabá, Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso; parceiros Fórum dos Festivais, AMAV/ABD-MT, Museu da Imagem e do Som de Cuiabá “Lázaro Papazian”.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO NO SITE DO FESTIVAL: http://www.midiasbox.com/17fcvc/

Nenhum comentário:

Postar um comentário