quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Bairro do Porto é tema da monografia dos alunos de Jornalismo do IVE

Por Silvia Marques Calicchio

Casarios mal conservados
Porto, um dos bairros mais importante de Cuiabá, do ponto de vista da sua historicidade, é o tema da monografia de conclusão do curso de Jornalismo da Faculdade do IVE. Os alunos Evilásio Aneli, Edileusa Faria e Naiara Magalhães irão produzir um livro reportagem intitulado “Olhares sob o Porto” e pretendem relatar os primórdios do bairro Porto.

Os futuros jornalistas, orientados pela profª Priscila Mendes, iram produzir um livro documentário para explicar como foi estabelecida a comunicação através do rio Cuiabá. No trabalho eles  citam o jornal “Picareta”, o primeiro jornal político de Mato Grosso e do Jornal do Oeste.

“O bairro do Porto formou-se as margens do rio Cuiabá, ponto inicial da história da fundação das Minas do Cuiabá, constituía-se no centro de abastecimento econômico da região. Nos primórdios dos anos de 1825, nascia o arraial Bom Jesus de Cuiabá, tornando-se um local de grande importância para o comércio. Eram ali que tudo acontecia, onde tudo se encontrava. Ali, morava a elite cuiabana, formada, principalmente, pelos proprietários das usinas de açúcar, pelos donos das companhias de navegação e comerciantes”, explica Evilásio Aneli, membro da equipe.

Os estudantes destacam personagens interessantes como o presidente da república Eurico Gaspar Dutra, que nasceu no bairro. Eles relatam  quase 300 anos de história, período que Cuiabá se transformou na capital do Estado, expandiu-se em torno do rio Cuiabá. Uma história muito renegada, principalmente, por suas ruas e casarios mal conservados, passando uma imagem negativa das margens do rio Cuiabá que deixou de ser um lugar de geração de riquezas para dar lugar a violência e a miséria.

O bairro do Porto localiza-se na região Oeste de Cuiabá, iniciando-se na rua Tenente Coronel Duarte até a avenida Senador Metelo seguindo pela avenida São Sebastião, retornando-se à avenida Miguel Sutil até as margens do rio Cuiabá e divide a capital da cidade vizinha, Várzea Grande.



Nenhum comentário:

Postar um comentário