quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Novas tecnologias oferecem oportunidades ao cidadão sem formação profissional

Marlene Silveira

Através do  desenvolvimento   tecnológico, como telefonia e a internet, o cidadão vem colaborar com novas notícias,  provocando uma revolução no mercado de trabalho, um novo  comportamento  entre os veículos de comunicação e a sociedade.
Essas novas tecnologias oferecem ao cidadão sem formação profissional a possibilidade de participação na produção e na propagação da notícia com uma rapidez maior que o sistema convencional consegue desempenhar. È esse  fator que está propiciando uma das  maiores mudanças ocorridas nas últimas décadas nos  meios de comunicação.
Com o crescimento desses novos comunicadores na internet, podemos supor que a participação de pessoas sem formação profissional só vem colaborar, trazendo informação a todo instante de todos os lugares das mais variadas noticias.

Novo momento do  Jornalismo  
Os grandes veículos de comunicação de todo o mundo rendem-se ao jornalismo participativo. Os  sites e portais jornlísticos estão se abrindo a comentários e opiniões para que o público possa participar e interagir mais com as notícias.
 A participação de internautas pode aprimorar o trabalho de jornalistas, corrigindo-o e tornando-o mais completo. Além da internet, vive-se um momento de grande produção de informações: o público hoje tem acesso a celulares e equipamentos digitais que cumprem a função de câmeras fotográficas e de captação áudio-visual.
Um momento histórico para o jornalismo, pois nem todos os profissionais da área concordam com a entrada de cidadãos não habilitados na cobertura de notícias. As conseqüências para a profissão são claras: a participação do público leigo no jornalismo gera conflito com  o jornalista profissional.
Os  jornais têm seus próprios interesses e seus prazos. O cidadão está se dando conta de que a informação ganha uma nova tendência, ou seja, é o reflexo das opiniões dos leitores e não mais a expressão da vontade dos atuais donos dos meios de comunicação.

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