segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Pedro Henry (PP) pode tomar posse de cadeira na Câmara

 Nildes de Souza
O deputado federal Pedro Henry (PP) inicia uma nova batalha na Justiça, agora para tentar derrubar a decisão do TRE que suspendeu o registro de sua candidatura por força da Lei da Ficha Limpa. Mesmo sub judice, ele concorreu a reeleição e obteve 81.459 votos, suficientes para ser incluído na relação dos 8 eleitos. Esses votos foram apurados em separado, mas não computados pela Justiça Eleitoral. O desfecho dessa novela só virá com uma decisão do Supremo Tribunal Federal, que vai esclarecer melhor as regras da nova lei antes da posse dos parlamentares eleitos, em 1º de fevereiro de 2011.
    Se por acaso Henry conseguir provimento ao recurso, sua candidatura e votos serão validados, levando-o a conquistar o direito de tomar posse. Isso resultaria em alteração do quociente eleitoral e partidário. E quem ficaria fora não seria o petista Ságuas Moraes, mas sim o tucano Nilson Leitão. Foi o que apurou o blog junto a dois especialistas.
   Eles explicam que, num primeiro momento, ainda no domingo à noite, quando os últimos votos estavam sendo totalizados, a informação extraoficial seria de que a entrada de Henry entre os eleitos levaria o PP a ter duas cadeiras, a serem ocupadas pelo próprio Henry e por Eliene Lima. Em consequência, PR-PMDB-PT perderia uma vaga, que hoje está com Ságuas. Eis que agora, novos cálculos apontam para perda de cadeira de outra coligação, a que reúne DEM-PSDB-PTB.

consulta no site rdnews.

Nenhum comentário:

Postar um comentário