terça-feira, 12 de outubro de 2010

Católicos festejam o dia da padroeira do Brasil

Mais de 125 milhões de católicos, de acordo com o censo do IBGE. Isso significa que 73,8% dos brasileiros celebram, hoje, o Dia de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do país. A Festa de Nossa Senhora Aparecida teve inicio em 1717, com o aparecimento da Imagem no Rio Paraíba do Sul.

Muitas romarias e procissões em diferentes pontos do território. A cidade de Aparecida, localizada há 170 quilômetros da capital São Paulo, espera reunir 165 mil fiéis para as prestarem as homenagens à padroeira, informou a direção da basílica. Durante, o feriado prolongado estima-se que mais de 330 mil pessoas deveram passar pelo santuário de Aparecida.
Todos os anos, a festa reflete um tema geral. Em 2010, o tema é "Sob o olhar da Senhora Aparecida caminhamos com Jesus". Os temas diários estão relacionados aos milagres por intercessão de Nossa Senhora Aparecida

Inclusive José Serra e Dilma Rousseff, em plena campanha à Presidência, foram à basílica de Aparecida do Norte. Serra chegou ao culto com atraso acompanhado pelo governador eleito de São Paulo, Geraldo Alckmin. Já, a candidata Dilma Rousseff foi ontem ao santuário e assistiu uma missa com mais de 15 mil fiéis.

História do dia 12 de Outubro 

A festa da Padroeira do Brasil já foi celebrada em diversas datas: dia da Imaculada Conceição (08/12 ); 5º domingo após a Páscoa; 1º domingo de maio (mês de Maria ); 7 de setembro (Dia da Pátria).

Essa data, 12 de outubro, foi determinada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), na assembléia geral de 1953. A escolha está associada a data do Descobrimento da América e também com o Dia da Criança.

Por ocasião da visita do Papa João Paulo II ao Brasil, o então Presidente da República, General João Batista Figueiredo, promulgou a Lei Nº 6 802, de 30 de junho de 1980, “declarando feriado Nacional para o culto público e oficial a Nossa Senhora Aparecida.

(Com informações da Direção da Basília)

Nenhum comentário:

Postar um comentário