segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Twitter a mídia do século XXI

Por Débora Lobo

A TV Centro América é uma das milhares de empresas que aderiu as mídias sociais, em especial o Twitter, parar interagir com o “mundo” e dar mais visibilidade ao seu negócio. No caso da TVCA, que é uma empresa de comunicação, o twitter é utilizado para destacar as principais notícias do dia, em especial as que são dadas em primeira mão (Os furos de reportagem).

A Centro América faz um acompanhamento de tudo que é dito e discutido no Twitter. Esta ferramenta também está sendo utilizado pela TVCA para manter um contato imediato da TV e do site com os telespectadores, que também são os seguidores. É por meio do twitter que muitas vezes são encontrados os chamados personagens (pessoas que participam das matérias) e também são recebidas algumas sugestões de pautas.

Fazendo uma análise rápida da linguagem usada pelo Twitter da TVCA, podemos perceber a junção de características da linguagem da internet com as características do jornalismo. Um bom exemplo é que não utilizam abreviações de palavras e nem gírias, coisas que acabam se tornando característicos na comunicação pela internet, por conta da quantidade de caracteres ser bem menor do que de uma matéria por exemplo. A TVCA utiliza corretamente as palavras chaves para dizer do que se trata o assunto, que vem seguido da URL encurtada, uma ferramenta primordial nas mídias sociais.

O Twitter TVCA é tema da monografia de acadêmicos do 4º ano de jornalismo do Instituto Várzea-Grandense de Educação. O grupo postou recentemente uma matéria sobre o trabalho, no Blog da turma, confira a matéria no link: http://migre.me/2zGyS 

Nenhum comentário:

Postar um comentário