quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Twitter: a informação ‘duvidosa’ em segundos !

Por Fernanda Leite

Mais uma ferramenta para acomodar o trabalho dos jornalistas. Apesar do Twitter se tornar o serviço de difusão das notícias de última hora mais rápido do mundo, comprova a limitação do jornalista tradicional na investigação dos fatos.
O jornalista pode divulgar a notícia e ser pautado pelo  Twitter, mas na questão de pautar, o microblogging não pode se tornar a fonte da veracidade. Muitos jornalistas apresentam a informação do Twitter como única fonte de informação de determinado  assunto, sem consultar o fato. O que torna o  trabalho do profissional banal.
Já se tratando de disseminação de informação,  o Twitter é o meio que atinge todo mundo em segundos e em tempo  real.
Não critico o  twitter como uma coisa ruim, pois é interessante e utilitário. Os jornalistas precisam aplicar a ferramenta como uma das diversas fontes e informação para se fazer uma matéria.
Outro problema do Twitter é o Fake, que pode criar o falsário da internet. Muitos casos de fake já foram constatados na mídia, por exemplo, uma das das primeira vítimas no mundo das celebridades foi o repórter humorístico do Pânico na TV, Evandro Santos, o Cristian Pior, que teve seu nome usado por terceiro. Cristian entrou  com uma ação judicial contra o falsário e conseguiu obter o controle sobre o Twitter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário