quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Twitter. Quero minha vida de volta.

Por Rafael Santos


Quando a nova (digo substituta, nova também) e linda professora de Jornalismo On-line (a antiga hum! deixa pra lá), adentrou a sala de aula e começou a falar sobre Twitter logo o encanto e meu ano tinham ido por água abaixo. Mas com tempo e vontade posso explicar, agora, essa mágica onda entre os internautas, (até criei um, é legal. É fake, mas tudo bem). Você sabe inglês? Primeiro passo. Pelo menos o básico. Então vamos lá.

A pergunta básica: o que é o Twitter? É uma ferramenta de microblog em que você posta qualquer mensagem em no máximo 140 caracteres.
Então o que tenho que escrever no Twitter? Qualquer coisa! A pergunta principal da ferramenta é: “what are you doing?” (“o que você está fazendo?”, em inglês), mas não existe uma regra do que escrever. Legal! Como eu crio meu Twitter? Você não precisa baixar nenhum programa pra começar a usar. É muito fácil! O site só está disponível em inglês. Vamos lá de novo:

Acesse: www.twitter.com.
- Clique em “Sign up now” 
- Preencha seus dados pessoais: 
- Full name é o seu nome completo; 
- Username vai ser o seu apelido e nunca poderá ser mudado.
Pense em algo fácil, pois ele é o que vai gerar o endereço para as pessoas acessarem seu twitter! Se aparecer uma mensagem em vermelho, significa que o seu username já foi cadastrado por outra pessoa. 
- “Password” é a sua senha;
- “Email” vai ser o email de contato, onde você receberá notificações de novos seguidores, mensagens recebidas, etc.

Em “Type the words above”, você deverá repetir as letras que estão na imagem acima. Após preencher todos os dados, clique em “Create my account” - Pronto! Agora você já possui um perfil! Nas próximas vezes, é só acessar o site e clicar em “Sign in”, no canto superior direito da tela!

Para dividir suas ideias com todos os seus seguidores, basta digitar o seu texto na caixa que fica na página principal (assim que você entra no Twitter), e clicar em "Update".
E a pergunta que não quer calar. Como faço pra seguir os famosos? Da mesma forma que você segue qualquer pessoa: quando estiver logado, acesse o twitter de quem você quer seguir clique no botão “Follow” que fica abaixo da foto, e pronto: você receberá todas as novidades dos seus artistas preferidos em sua página! Viu como é simples? Professora Giordana, Thank you very much.
Given mission is mission accomplished.


* Rafael Santos fez esse artigo pra completar a nota que falta da matéria de Jornalismo On-line, JOL para os íntimos.



Um comentário:

  1. Que legal o artigo! É ótimo ver que, ao final, vocês conseguiram gostar um pouco de online! Boa sorte!

    ResponderExcluir