O atual senador apóia o candidato Antero Paes de Barros
Adriana de Assunção
Os senadores têm a função de aprovar as dívidas dos Estados, homologar a diretoria do Banco Central e dar a decisão final quanto aos acordos internacionais a serem firmados pelo governo. Eles também podem propor leis e fiscalizar as ações e gastos do Executivo. No exercício desse cargo está o atual senador Jaime Campos.
O senador e pecuarista Jayme Campos (DEM) integra um safra de políticos - empresários com elevado patrimônio financeiro. Possui, por exemplo, diversas fazendas, imóveis urbanos e empresas, entre elas frigoríficos. Seu salário como senador, de R$ 15 mil mensais, pouco representa diante da fatia que movimenta anualmente com atividades na vida privada.
O seu mandato no Congresso Nacional se estende até 2014, Jayme, que já foi prefeito de Várzea Grande por três mandatos e governador (91/94), nada tem a perder.
Em seu último projeto o senador Jayme Campos (DEM-MT) pediu em Plenário que regularização fundiária da gleba Suiá-Missú, no assentamento Estrela do Araguaia, no norte de Mato Grosso.
Segundo o senador ao defender o projeto o governo federal vendeu diversas áreas dessa região a proprietários privados e deixou parte dela nas mãos de invasores.
Agora a Fundação Nacional do Índio (Funai) apresentou nova documentação reivindicando as propriedades. Para o senador, a situação é de litígio.
Jayme Campos explicou que a aquisição de 185 mil hectares de terras ocorreu em período anterior à chegada da Funai com a reivindicação de área indígena.
- O Incra([Instituto de Colonização e Reforma Agrária) precisa tomar providências sérias. Caso contrário, vamos ter conflitos - protestou.
No Brasil o senador têm mandato de oito anos, renovando-se a representação de quatro em quatro anos, alternadamente, por um e dois terços. Cada Senador é eleito com dois suplentes, registrado na sua chapa, que o substitui na ordem de registro.
Nesta Campanha ao senado o partido que elegeu Jaime Campos apoia Antero Paes de Barros (PSDB) pela coligação formada pelos partidos PSDB-DEM-PTB . Jaime Campos atua participativamente na campanha apoiando o companheiro.
Ao eleitor basta analisar as propostas e fazer sua escolha. A dica do Blog Jornalismo IVE é que o cidadão acompanhe ativamente todos os candidados, não só nestas eleições, mas em todo o cumprimento do mandato, fiscalizando cada ação do seu senador.
Além do Senador em outubro deste ano o eleitor vai eleger os deputados federais, deputados estaduais, o governador e o presidente da república
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 74 candidatos concorrem para deputados federais e 268 para deputados estaduais. São 8 vagas na Câmara e 24 na Assembleia. Mato Grosso deve eleger dois senadores.
Veja os principais candidatos ao senado nestas eleições
Antero de Barros (PSDB) Blairro Maggi (PR)
Pedro Taques (PSB)
Carlos Abicalil (PT)
Nestas Eleições quem leva para senado é Blairo Maggi e Pedro Taques,Bruna Bonomi
ResponderExcluirAdorei a matéria, Adriana!
ResponderExcluirAh, e será mesmo que o Pedro Taques consegue ser eleito??? tenho minhas dúvidas, apesar de achá-lo uma das melhores opções para a vaga de senador.