terça-feira, 31 de agosto de 2010

Senador Jaime Campos atua nesta campanha com folga

O atual senador apóia o candidato Antero Paes de Barros

Adriana de Assunção

Os senadores têm a função de aprovar as dívidas dos Estados, homologar a diretoria do Banco Central e dar a decisão final quanto aos acordos internacionais a serem firmados pelo governo. Eles também podem propor leis e fiscalizar as ações e gastos do Executivo. No exercício desse cargo está o atual senador Jaime Campos.



O senador e pecuarista Jayme Campos (DEM) integra um safra de políticos - empresários com elevado patrimônio financeiro. Possui, por exemplo, diversas fazendas, imóveis urbanos e empresas, entre elas frigoríficos. Seu salário como senador, de R$ 15 mil mensais, pouco representa diante da fatia que movimenta anualmente com atividades na vida privada.

O seu mandato no Congresso Nacional se estende até 2014, Jayme, que já foi prefeito de Várzea Grande por três mandatos e governador (91/94), nada tem a perder.

Em seu último projeto o senador Jayme Campos (DEM-MT) pediu em Plenário que regularização fundiária da gleba Suiá-Missú, no assentamento Estrela do Araguaia, no norte de Mato Grosso.

Segundo o senador ao defender o projeto o governo federal vendeu diversas áreas dessa região a proprietários privados e deixou parte dela nas mãos de invasores.

Agora a Fundação Nacional do Índio (Funai) apresentou nova documentação reivindicando as propriedades. Para o senador, a situação é de litígio.

Jayme Campos explicou que a aquisição de 185 mil hectares de terras ocorreu em período anterior à chegada da Funai com a reivindicação de área indígena.

- O Incra([Instituto de Colonização e Reforma Agrária) precisa tomar providências sérias. Caso contrário, vamos ter conflitos - protestou.

No Brasil o senador têm mandato de oito anos, renovando-se a representação de quatro em quatro anos, alternadamente, por um e dois terços. Cada Senador é eleito com dois suplentes, registrado na sua chapa, que o substitui na ordem de registro.

Nesta Campanha ao senado o partido que elegeu Jaime Campos apoia Antero Paes de Barros (PSDB) pela coligação formada pelos partidos PSDB-DEM-PTB . Jaime Campos atua participativamente na campanha apoiando o companheiro.

Ao eleitor basta analisar as propostas e fazer sua escolha. A dica do Blog Jornalismo IVE é que o cidadão acompanhe ativamente todos os candidados, não só nestas eleições, mas em todo o cumprimento do mandato, fiscalizando cada ação do seu senador.

Além do Senador em outubro deste ano o eleitor vai eleger os deputados federais, deputados estaduais, o governador e o presidente da república

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 74 candidatos concorrem para deputados federais e 268 para deputados estaduais. São 8 vagas na Câmara e 24 na Assembleia. Mato Grosso deve eleger dois senadores.


Veja os principais candidatos ao senado nestas eleições


 Antero de Barros (PSDB)                                           Blairro Maggi (PR)


               Pedro Taques (PSB)
Carlos Abicalil (PT)                                          

2 comentários:

  1. Nestas Eleições quem leva para senado é Blairo Maggi e Pedro Taques,Bruna Bonomi

    ResponderExcluir
  2. Adorei a matéria, Adriana!
    Ah, e será mesmo que o Pedro Taques consegue ser eleito??? tenho minhas dúvidas, apesar de achá-lo uma das melhores opções para a vaga de senador.

    ResponderExcluir