terça-feira, 30 de novembro de 2010

Impressão de trabalhos na faculdade IVE tem preço abusivo

ARTIGO

Por Rafael Santos

Ontem foi uma péssima noite pra mim. Meu carro arriou a bateria quando eu saia do meu trabalho. Consegui resolver o problema e fui pra casa. Logo começou uma chuva “chata”. Digo chata, pois iria à faculdade. Foi minha sorte, quando lá cheguei ai sim que ela veio forte. Recebi uma missão ingrata de meus colegas, imprimir 22 folhas da nossa monografia. Naquela chuva, brincadeira. Como faço isso? Pensei logo na “xerox” da faculdade. Nunca. Pagar um real cada impressão e mais três reais pra encadernar?
Me senti prestes a ser assaltado a mão armada. A chuva ainda persistia e fui à outra faculdade ao lado. Chegando à UNIC Várzea Grande, azar. A foto copiadora estava estragada. Lá o roubo seria menos traumático, eles cobram 0,50 centavos cada impressão. Não teve jeito, fui embora e consegui cumprir minha missão só no dia seguinte.
Imprimi a monografia na papelaria GRAFITE, lá, 0,12 centavos cada folha, mais dois reais a encadernação. Total da conta? Quatro reais e sessenta centavos. Exploração à parte, ainda bem que estou me formando, senão seria escalpelado vivo pela “xerox” da faculdade.


* Rafael Santos é aluno do IVE, imagine se não fosse.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Porto sob olhares com nova data


Com alguns jogos da copa do mundo de 2014 em Cuiabá, moradores do bairro do Porto esperam que ele seja revitalizado e ali se torne um centro de cultura, negócios e lazer.

Por Evilasio Anelli


O TCC a ser apresentado pela equipe composta por Evilasio Anelli, Edileuza Faria e Naiara Magalhães, com apresentação prevista para o dia 06 de novembro, foi antecipado para sexta-feira, dia três.

A banca também não será mais a mesma. Agora as avaliadoras serão, além da Orientadora Priscilla, Queli Ávila e Márcia Andreolla.

O uso do blog pelos jornais

Por Rafael Santos


Os principais jornais do Brasil, como o JB e o Globo disponibilizam em seus sites os blogs e seus principais jornalistas ou colaboradores. São fáceis de se manusear, podemos acessar sem que possamos sair de suas página principal.Seus blogs trazem vários recursos, como fotos, videos, links e muito mais. 

Vemos que a interação entre as mídias e os jornais já é uma realidade.
Hoje basta acessar e saber todas as informações, tanto para o público quanto para os jornalistas.

Os blogs  se tornaram um requisito essencial no currículo de quem lida com o tratamento e transmissão de informação. As mídias socias vieram e vão ficar. Twitter, Facebook quem não os têm hoje em dia?


Twitter a mídia do século XXI

Por Débora Lobo

A TV Centro América é uma das milhares de empresas que aderiu as mídias sociais, em especial o Twitter, parar interagir com o “mundo” e dar mais visibilidade ao seu negócio. No caso da TVCA, que é uma empresa de comunicação, o twitter é utilizado para destacar as principais notícias do dia, em especial as que são dadas em primeira mão (Os furos de reportagem).

A Centro América faz um acompanhamento de tudo que é dito e discutido no Twitter. Esta ferramenta também está sendo utilizado pela TVCA para manter um contato imediato da TV e do site com os telespectadores, que também são os seguidores. É por meio do twitter que muitas vezes são encontrados os chamados personagens (pessoas que participam das matérias) e também são recebidas algumas sugestões de pautas.

Fazendo uma análise rápida da linguagem usada pelo Twitter da TVCA, podemos perceber a junção de características da linguagem da internet com as características do jornalismo. Um bom exemplo é que não utilizam abreviações de palavras e nem gírias, coisas que acabam se tornando característicos na comunicação pela internet, por conta da quantidade de caracteres ser bem menor do que de uma matéria por exemplo. A TVCA utiliza corretamente as palavras chaves para dizer do que se trata o assunto, que vem seguido da URL encurtada, uma ferramenta primordial nas mídias sociais.

O Twitter TVCA é tema da monografia de acadêmicos do 4º ano de jornalismo do Instituto Várzea-Grandense de Educação. O grupo postou recentemente uma matéria sobre o trabalho, no Blog da turma, confira a matéria no link: http://migre.me/2zGyS 

Começam nesta quarta-feira as apresentações das monografias do 4 ano de jornalismo do IVE

Por Débora Lobo


Estão marcadas as apresentações dos trabalhos de conclusão do curso de Jornalismo, dos acadêmicos do Instituto Várzea-grandense de Educação (IVE). Os trabalhos começam a ser apresentados nesta quarta-feira (01), a partir das 19h, na sala do 4° ano de jornalismo. A lista com a ordem das apresentações está fixada na sala.

No IVE os trabalhos de conclusão do curso podem ser feitos modo individual ou em grupo de no máximo quatro alunos . O Trabalhos podem ser uma Monografia ou um Projeto Experimental que contenha um produto final, relacionado ao campo do Jornalismo.

A banca examinadora dos trabalhos de conclusão será composta por três membros. Dois professores da Instituição, sendo um o orientador e presidente da banca e um convidado que atue na área de jornalismo.

Apresentação

O grupo ou aluno terá 20 minutos para a apresentação do trabalho. Caso ache necessário a banca pode conceder mais 10 minutos ao grupo. E somente depois da apresentação a banca se manifesta, começando pelo convidado, depois o professor da instituição e por último o orientador. Somente a banca examinadora poderá, ao final da apresentação, perguntar, sugerir ou fazer considerações sobre o projeto.

Avaliação

Tanto o projeto escrito quanto a avaliação valem 10 pontos. A nota de apresentação poderá ser dada individualmente, observando o desempenho de cada componente do grupo. Durante apresentação será avaliado o projeto escrito, clareza da proposta, objetivo, viabilidade, qualidade e o uso da metodologia adequada. Assim como o envolvimento do grupo com o tema, objetividade e a Criatividade.

A nota mínima para aprovação do TCC será 7,0. Mas somente os trabalhos que obtiverem nota maior que 8,0, ficarão na biblioteca para consulta. A nota do trabalho não é divulgada na hora da apresentação. O aluno receberá a nota somente mediante a entrega da versão final á Coordenação dos Projetos Experimentais.

sábado, 27 de novembro de 2010

Twitter no Jornalismo

Por Dalila Rodrigues
O uso do twitter como meio de comunicação divide opiniões, há quem ainda defenda a velha apuração da noticia pelos meios jornalísticos. Mas quem já fez dessa rede social uma ferramenta de trabalho, garante que a instantaneidade da informação, contribui para o crescimento da comunicação no meio jornalístico.
Devido ao crescimento do twitter, os meios de comunicação passaram a aderir à rede como ferramenta de apuração de noticias. Essa aposta deu certo em vários fatos. Uma de grande repercussão foi o terremoto do Haiti, com a comunicação cortada, através do twitter fotos e vídeos chegavam às redações, e assim repassadas à população. 
Mas erros, também acontecem. Criações de perfis falsos, informações inverídicas, surgem todos os dias. Com apenas um cadastro, qualquer pessoa pode repassar informações ao alcance mundial, isso pode refletir negativamente.
Então, atrelar as ferramentas jornalísticas e a diversidade de informações que o twitter oferece, é uma opção que os profissionais da comunicação podem aderir

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Seminário online 'Como montar sua WebTV' será realizado neste domingo


By Outras Palavras*
 O Ponto de Cultura Jornalismo e Mídias Livres, "Outras Palavras", realizará neste domingo (28) e no dia 12/12 um  seminário de formação sobre Web TV, que se estenderá por 16 horas, oito horas por domingo. Será inteiramente transmitido pela internet, com participação do público (para saber detalhes, escreva para antonio@outraspalavras.net). 

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Monografia apresenta o Jornalismo no Twitter

Adriana de Assunção

A defesa do TCC do grupo formado pelos alunos de Jornalismo do IVE Adriana de Assunção, Luiz Pereira e Nildes de Souza, com o tema “Twitter como ferramenta no Jornalismo“, será na próxima quarta feira (1) ás 20hs. A banca está formada pela professora de Jornalismo Online Giordanna Santos e pela professora de Fotojornalismo Aline Wendpap.

Defesa de projeto sobre radio Web é tema do primeiro grupo

 Por Rafael Santos e Douglas Elias

Na próxima quarta (01/12), no IVE, acontecerão as primeiras apresentações de monografia ou projeto de conclusão de curso de graduação em Comunicação Social. As defesas iniciarão a partir das 19h no auditório da instituição.
Sob tema de  “A RadioWeb e as convergências de mídias”, o grupo formado por Débora Lobo, Douglas Elias, Livia Borges, Milenon Busiquia e Rafael Santos defenderá o projeto a uma banca formada por professores da faculdade, Maurélio Menezes e Aline Wendpap.
“Estamos ansiosos para a apresentação” relata Rafael Santos um dos membros do grupo, seguindo a evolução tecnológica a webrádio é uma forma fácil e barata de promover interatividade na internet.
Cada grupo precisa ter um professor para orientar o trabalho, a escolha feita pelos próprios alunos, que convidaram o jornalista Álvaro Marinho, a participar do trabalho. A apresentação que dura em média vinte minutos, vai ser distribuída pelos cinco integrantes do grupo.  




Empresa coletora de lixo de Cuiabá é tema de monografia de alunos de jornalismo

*Por Geraldo Araújo
Os alunos de jornalismo do IVE, Dalila Souza, Fernanda Leite, Geraldo Araujo, Nadja Matos e Rosenilco Correa escolheram como tema do trabalho de conclusão de curso (TCC), Assessoria de Imprensa nas organizações privadas. Sob a orientação da professora Giordana Santos, responsável pela cadeira de jornalismo online, os acadêmicos irão tratar de um caso específico: empresa Delta Construções Ltda, filial Mato Grosso, locadora dos caminhões de lixo para prefeitura de Cuiabá.
A empresa que atua no mercado há quase meio século – a quinta maior em seu segmento no Brasil - assinou o contrato emergencial por seis meses – até que seja aberto novo processo licitatório para contratação de nova empresa para realizar a coleta de lixo na capital mato-grossense.
A escolha da empresa foi motivada pela modernidade na forma de administrar, valorização dos funcionários e divisão na participação de lucros. O trabalho será apresentado em dois de dezembro na faculdade de jornalismo do Instituto Várzea-grandense de Educação e a banca examinadora é composta pelos professores Valdemir Carneluti e Priscila.

Inscrições para Seminário de Comunicação Social terminam amanhã

Por Milenon Busiquia com assessoria
Atenção alunos de comunicação! Termina nesta sexta-feira o prazo para se inscrever para o Seminário de Comunicação Social que será realizado na semana que vem no auditório do Instituto de Educação na UFMT.
No evento, que é uma parceria UFMT/UFMG, está marcado para segunda-feira (29), das 08h às 12h.
Os professores palestrantes são todos da universidade mineira. Os temas que serão discutidos no Seminário são: “Jornalismo como narrativa do real”, “As Figuras da Experiência no documentário contemporâneo” e “Publicidade radiofônica, mercado de moda e ouvintes: uma análise contextualizada”.
As inscrições, que ainda podem ser feitas nesta sexta entre às 10h e às 17h, no Departamento de Comunicação Social, Instituto de Linguagens de UFMT, são gratuitas, mas limitadas.
Outras informações podem ser conseguidas pelo telefone: (65) 3615-8407, e a programação pode ser conferida clicando aqui.

Comunique-se lança seminário de comunicação

Livia Borges
Com o objetivo de discutir o impacto das redes sociais, a Comunique-se vai realizar o “Cases de Web 2.0”. O evento online tem como público alvo profissionais de comunicação. O curso vai apresentar a visão integrada das mídias sociais em estratégias únicas e apontar o perfil do novo profissional que vai dominar as redes.
O encontro será realizado nos dias 29 e 30 de novembro, de 19h30 às 22h30 (horário de Brasília), com transmissão em tempo real. Cada apresentação terá duração de 50 minutos.  Os cases analisados serão Tropa de Elite 2, Odorico Paraguaçu, Blog Petrobras, McDia Feliz, O Boticário e Sport TV.




Na apresentação serão apontados os seguintes temas:
1.      O problema
2.      Plano de ação
3.      Resultados obtidos
4.      Aprendizado
5.      Perguntas da platéia (as perguntas serão enviadas por chat) ;
Inscrições
Para fazer as inscrições, é necessário acessar o site da comunique-se.

O Nervosismo Toma Conta Dos Graduandos De Jornalismo

NILDES DE SOUZA
Ao término do curso de Jornalismo da faculdade IVE, os graduandos tentam manter ao máximo o nervosismo, pois as apresentações estão próximas. Serão nos dias um, dois e três de Dezembro deste ano.
A única  certeza que todos têm é que será necessário  conter a ansiedade na hora das apresentações. As defesas terão início as 19 horas, na sala de aula do quarto ano. A banca será formada por dois profissionais da área de comunicação, e o orientador.
Também estarão presentes a  professora de Projetos Experimentais II TCC- Maria de Fátima Sales Leandro, do  Coordenador  do Curso– Álvaro Marinho.
Que agüentem os corações nessa hora. E Boa Sorte a todos.

O PORTO SOB OLHARES

Por Evilasio Anelli
Um livro reportagem elaborado pela equipe Evilasio Anelli, Edleuza Faria e Naiara Magalhães será apresentado a banca avaliadora como TCC de final de curso. Como produto final será apresentado um exemplar do livro impresso.
A banca avaliadora do grupo será composta pelos professores  Priscilla Mendes (orientadora), Queli Ávila e Vladimir Cargnelutti.
O trabalho está em sua fase final. Foram mais de 10 meses de pesquisas e entrevistas e mais de dez personagens do bairro Porto, entre eles, Antonio Paes de Barros, (seo Totó), Lúcia Picanso do Instituto Usina, Izidoro Guimarães, raizeiro do porto, Carlos Fernandes, radialista do Mercado do Porto e entrevista com taxistas, peixeiros e religiosos. O tema foi bem escolhido e o produto final promete ser dos melhores.
A apresentação será no dia 06 de novembro de 2010 às oito horas da noite. A entrada é franca. O livro deverá ser publicado e colocado no mercado no próximo ano.

PORTO SOB OLHARES

Um livro reportagem elaborado pela equipe Edleuza Faria, Evilasio Anelli, e Naiara Magalhães será apresentado a banca avaliadora como TCC de final de curso. Como produto final será apresentado um exemplar do livro impresso.

Twitter ....

Naiara Magalhães

Hoje, notícias estão em toda a parte, elas nos rodeiam de uma certa forma, desde o celular até o seu Not.
Ai... O twitter nasceu como mais uma ferramenta de comunicação, e praticamente declarando falência ao e-mail. Mas não podemos deixar de analisar que nem todas pessoas se adaptaram ao famoso e mais acessado Twitter.

Twitter, pode ser usado dês de um veiculo de comunicação até dar o recado para mãe que não vai dormi em casa, ou até da uma noticia de grande porte. Hoje muitos veículos, jornais  colocam pauta no Twitter. Temos que considerar que, tal praticidade não poderia estar de lado.

Mas o Twitter não é uma exclusividade só Brasil e sim uma febre no mundo todo. O recente maior fenômeno ajuda a contribuir e confundir o que é informação e consequentemente do que é Jornalismo.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Twitter: a informação ‘duvidosa’ em segundos !

Por Fernanda Leite

Mais uma ferramenta para acomodar o trabalho dos jornalistas. Apesar do Twitter se tornar o serviço de difusão das notícias de última hora mais rápido do mundo, comprova a limitação do jornalista tradicional na investigação dos fatos.
O jornalista pode divulgar a notícia e ser pautado pelo  Twitter, mas na questão de pautar, o microblogging não pode se tornar a fonte da veracidade. Muitos jornalistas apresentam a informação do Twitter como única fonte de informação de determinado  assunto, sem consultar o fato. O que torna o  trabalho do profissional banal.
Já se tratando de disseminação de informação,  o Twitter é o meio que atinge todo mundo em segundos e em tempo  real.
Não critico o  twitter como uma coisa ruim, pois é interessante e utilitário. Os jornalistas precisam aplicar a ferramenta como uma das diversas fontes e informação para se fazer uma matéria.
Outro problema do Twitter é o Fake, que pode criar o falsário da internet. Muitos casos de fake já foram constatados na mídia, por exemplo, uma das das primeira vítimas no mundo das celebridades foi o repórter humorístico do Pânico na TV, Evandro Santos, o Cristian Pior, que teve seu nome usado por terceiro. Cristian entrou  com uma ação judicial contra o falsário e conseguiu obter o controle sobre o Twitter.

Jornalismo Cidadão

* Por Geraldo de Araujo
Futuro Jornalista
Se alguns professores permitirem, é claro!

O jornalismo cidadão tem sua origem na necessidade das pessoas alardearem acontecimentos que presenciaram ou de alguma forma tomaram conhecimento. Ao que, tecnicamente, chamamos de noticiar ou repercutir.

Com esta afirmação também podemos dizer que existe um jornalista latente dentro de cada  um. Portanto é inerente ao ser humano.

Todo cidadão é crítico e reage a tudo que vê. Tanto pode ser uma reação positiva, negativa, ou até mesmo uma reação não interiorizada, mas em seu íntimo ele reage.

Quando está à frente da televisão a reação é instantânea e normalmente é perceptível por quem está ao lado.

Com a evolução tecnológica - internet, celulares, câmeras e tudo quanto geringonça capaz de gravar, filmar, fotografar e transmitir -, foi possibilitado ao cidadão comum reagir de forma mais vista e mais rápida a qualquer acontecimento.

Para confirmar essa afirmação, basta lembrar-se da participação de telespectadores em programas jornalísticos, dando informações ao vivo do que está acontecendo em determinado local na presença dele (o cidadão comum).

De uma forma pode-se dizer que este telespectador se transforma em jornalista quando toma a iniciativa de divulgar uma informação. Está ai o jornalista cidadão.

Claro que a participação ou criação do cidadão comum na divulgação de fatos, na grande maioria das vezes, não tem o formato ideal que os jornalistas profissionais apresentam, mas nem por isso deixa de ser notícia.

Outro fator que caracteriza o jornalismo cidadão é que, normalmente, a atividade está voltada para um público restrito ou até mesmo uma comunidade.

Por isso alguns confundem o jornalismo cidadão com o jornalismo comunitário – sendo que este é um espaço reservado para discutir assuntos da comunidade, por veículos de comunicação ou até mesmo pelo jornalismo cidadão.    

Em face desta confusão deve ser abordada também que jornalismo cidadão não é sinônimo de Jornalismo cívico, que é o jornalismo profissional caracterizado pela cobertura jornalística dos veículos de imprensa voltada para o cidadão.

Finalmente, o jornalismo cidadão deve ser sempre filtrado pelo jornalismo profissional, para que seja veiculado na mídia, devem ser tomadas todas as garantias para que a notícia tenha em seu bojo a veracidade necessária para a mantença da credibilidade.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

A urgência dos Conselhos de Comunicação: a sociedade agradece

Por:Marcio Camilo


 

Para que servem os conselhos de comunicação? Infelizmente a grande mídia quando não trata o tema de modo superficial, vem com discursso preconceituoso visando interesses individuas. O resultado é que os barões da mídia disseminam a idéia de censura, de que os conselhos viriam para cercear a liberdade de imprensa. Não é nada disso.

Reproduzo aqui o artigo "Quem tem medo da Democracia?", escrito pela estudante de jornalismo Dafne Spolti e publicado originalmente pelo blog Coletivo Juntos Somos Fortes .

Meios de comunicação como esse, são alternativas para a população buscar os devidos esclarecimentos e aprofundamentos em assuntos de extrema importância que afetam diretamente o contidiano das pessoas.

Além do artigo explicar a importância da criação dos conselhos de Comunicação, ele também  serve de reflexão para os estudantes de jornalismo, principalmente aos que estão prestes a ingressar no mercado de trabalho.

Segue abaixo o texto...

Quem tem medo da democracia?  

Texto publicado no portal do Centro Burnier Fé e Justiça

Por Dafne Spolti*
Tudo começou com a “Folha de São Paulo” veiculando matérias contrárias à criação dos Conselhos de Comunicação Social na Bahia, Alagoas, Piauí e Ceará. Nesse embalo, a imprensa de Mato Grosso também abraçou a campanha contra, disseminando a falsa informação de que o “conselho de comunicação social é censura”.

O projeto, ainda nem foi apresentado no legislativo. Fetal, surgiu após um debate estimulado pelos Sindicatos dos Jornalistas com candidatos e as candidatas durante o período eleitoral, a apresentar propostas ou firmar compromisso em contribuir com as questões da categoria e da comunicação.

A assessora jurídica de Mauro Savi levou à categoria um esboço de projeto de criação do conselho. A intenção inicial era de respaldar, dar força para a criação de uma carreira de gestor de comunicação estadual, que ainda não existe em Mato Grosso.

O esboço está sob os cuidados do Sindjor. Contudo, a entidade decidiu em reunião dia 1 de novembro encaminhá-lo ao Fórum Estadual de Democratização da Comunicação (FEDC-MT), do qual faz parte. O Sindjor entende que conselho é uma necessidade da sociedade e não apenas uma reivindicação dos jornalistas.

A discussão sobre o conselho de comunicação social vem desde a década de 80. Na Constituição Federal de 1988, capítulo V, artigo 224, já está prevista a criação do Conselho nacional como forma de regulamentação dos outros quatro artigos sobre comunicação (220-223), que, inclusive, proíbem a censura. Portanto é necessário reconhecer que Conselho tem justamente a função de impedir que ocorra censura.

Os artigos proíbem também o monopólio e oligopólio da mídia, impõem restrições às propagandas de tabaco, bebidas alcoólicas, agrotóxicos, medicamentos e terapias, e delimitam princípios para emissoras de rádio e televisão, tais como ”I - preferência a finalidades educativas, artísticas, culturais e informativas; II - promoção da cultura nacional e regional e estímulo à produção independente que objetive sua divulgação; III - regionalização da produção cultural, artística e jornalística, conforme percentuais estabelecidos em lei; IV - respeito aos valores éticos e sociais da pessoa e da família.

O artigo 224 diz que “o Congresso Nacional instituirá, como seu órgão auxiliar, o Conselho de Comunicação Social, na forma da lei”, ou seja, um conselho não deliberativo que irá discutir as questões previstas e sugerir ações, mudanças e deliberações necessárias ao Congresso Nacional.

A referida lei 8.389 foi criada então em 1991, três anos após a promulgação da Constituição. Tem por atribuição “a realização de estudos, pareceres, recomendações e outras solicitações que lhe forem encaminhadas pelo Congresso Nacional”.

Esse modelo do Conselho de Comunicação Social não representa a composição dos conselhos nos estados, mas funciona como pontapé para se entender a questão. Esteja claro que em Mato Grosso ainda não há um projeto, portanto não há modelo também. Isso precisa ser discutido incansavelmente com a sociedade.

Voltaremos ao assunto.

*Dafne Spolti é estudante de jornalismo da UFMT, membro do Coletivo Juntos Somos Fortes e do Fórum Estadual de Democratização da Comunicação. Defende a criação de um conselho de comunicação social em Mato Grosso com ampla participação popular.


terça-feira, 16 de novembro de 2010

Estudantes usam nariz de palhaço para protestar contra o Enem em Cuiabá

Por Débora Lobo com informações site TVCA


Estudantes e membros de unidades estudantis realizaram nesta terça-feira uma passeata em manifestação aos problemas durante a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Vestidos de preto e usando nariz de palhaço os manifestantes caminharam da entrada do campus Cuiabá da UFMT até a reitoria, onde depois de alguns minutos de conversa do lado de fora, foram recebidos pelo reitor em execício Francisco Souto.

De acordo com a estudante Giovanna Maciel (17), o Enem não é um exame apropriado avaliar de forma única o estudante que concorre a uma vaga em uma Universidade Federal, no caso a UFMT. A estudante reclama que mesmo depois da quebra do sigilo da prova e das falhas ocorridas em 2009, que gerou uma série de problemas, a UFMT insistiu em manter o exame como forma única de ingresso e novamente há problemas. “Eu fui uma das milhares de estudantes que recebi o caderno de prova com o gabarito trocado. Na minha sala de prova os fiscais ficaram confusos e mudaram alguns vezes de opinião quanto ao preenchimento. Como esse exame pode ser a única forma de entrar na universidade, eu me sinto prejudicada”. afirma a estudante.

Questionado em relação à adesão do Enem como fase única para o ingresso na UFMT, o reitor em exercício afirma que o sucesso do exame não pode ser comprometido por algumas falhas, que segundo ele não ultrapassou 1% do total de estudantes que realizaram as provas do Enem. Souto afirma ainda que no próximo ano será novamente avaliado de que maneira o exame será usado no ingresso a Universidade Federal de Mato Grosso. “Nós também lamentamos os eventuais problemas, mas as falhas da prova não vão comprometer a entrada dos estudantes na UFMT”, afirma Francisco Souto.

Problemas no Enem 2010

Cerca de 3,3 milhões de estudantes participaram do Enem 2010 em todo o país. Logo depois da primeira prova, os estudantes reclamaram de erros na folha de respostas e no caderno de provas amarelo. Na folha de respostas, os enunciados das áreas de conhecimentos estavam invertidos, na comparação com o caderno de questões. Alguns alunos alegam que preencheram o gabarito de forma invertida.

Estudantes que fizeram a prova amarela reclamaram que faltavam questões. Outras estavam repetidas ou a sequência numérica estava errada e havia, inclusive, páginas da prova branca incluídas no mesmo caderno. A estimativa é que cerca de 2 mil alunos tiveram problemas com a prova amarela. O ministério avalia a possibilidade de realizar um novo exame para essas pessoas.

Jornalistas apostam no poder do twitter

Marlene Silveira



Nos dias de hoje, com tantas tecnologias avançadas e novas ferramentas, o uso do twitter na vida dos brasileiros inclusive  dos jornalistas, os meios de comunicação melhorou muito. Talvez por ser limitado e, 140 caracteres, facilita a ser transmitido e retransmitido as mensagens  de acontecimentos com mais rapidez.
O twitter permite também enviar mensagens para celular de seus amigos ou registrar acontecimentos em qualquer lugar do mundo. Ou até mesmo  pela busca de furo de reportagens e noticia de outros meios de comunicação.
Todas as noticias, artigos e idéias inscritos no twitter podem ser seguido por qualquer pessoa de qualquer parte do mundo.
Por isso devemos tomar alguns cuidados antes de postar  as matéria no twitter, prestando  muita atenção na hora de escrever, pois pode nos trazer conseqüências boas ou ruins.

O Desafio dos jornalistas

Nildes de Souza
A notícia em apenas 140 caracteres no twitter, é um desafio que se torna útil a cada dia para jornalistas. Não há mais tempo nem hora para informar, toda hora se torna importante para informar e manter-se informados.
Antes jornalistas tinham tempo para seu descanso, agora é totalmente crucial que cada momento seja rigorosamente vigiado aos olhos dos profissionais da informação.  Cada detalhe decide a próxima edição. Cada fato é necessário comentar, para isso os jornalistas e seus editores não pensam para fazer.
 O twitter veio como “uma febre que não se cansa de queimar”. E aumenta mais a cada dia, esse novo da internet, gera polêmica para muitos, e fato para outros, o twitter é sem dúvida alguma o programa mais eficaz onde há notícias em tempo real.

Ética jornalística no Twitter

O fato ocorrido com a repórter do jornal Folha de São Paulo, Vera Magalhães, que durante o julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) em que ela "tuitava" tudo que acontecia, temos que considerar que a profissional não agiu com ética ao postar um comentário sobre uma pessoa que sentou ao seu lado. O comentário tratava a pessoa sentada ao seu lado como “um mala”.
Tão logo postado o tweet, a jornalista pôde perceber o tanto que estava sendo seguida no micro blog, talvez por se tratar do julgamento do ex-ministro Antonio Palocci.
Ao postar o comentário sobre a pessoa que lhe estava perturbando, a jornalista conseguiu provocar uma sequência de comportamentos não muito adequados para o meio de comunicação utilizado.
O advogado Caio Leonardo Bessa Rodrigues se passando pela pessoa que estava ao seu lado responde e provoca na jornalista um imediato pedido de desculpas. Ocorre que, tudo que estava se passando no auditório do STF e transmitido pelo twitter provoca reações num público inimaginável.
O caso enfoca o comportamento de jornalistas em redes sociais e este deve ter o comportamento compatível a qualquer veiculo de comunicação.

Não é o fato de estar numa rede social que a jornalista deve dispensar um comportamento diferente de jornalista e agir como uma pessoa comum. Isso é motivo para pensarmos sobre nosso comportamento como profissionais. Acredito que o caso é relevante e nos faz refletir sobre o que aconteceu.
Antes de qualquer postagem no twitter temos que nos lembrar de tudo que aprendemos em outras matérias de formação jornalística. Por tudo isso sou defensora da exigência do diploma de jornalista para o exercício da profissão. Inclusive no campo das comunicações em redes sociais.

Fugindo do Jornalismo #Fail no Twitter

Por Milenon Busiquia

O Twitter é a ferramenta do momento que vem tomando espaço inclusive além da internet. Todos os meios de comunicação, as empresas, e a maioria das pessoas já abriu uma conta na ferramenta para publicar suas ideologias, ideias, e coisas costumeiras do dia a dia.

Lançado em 2006, a cada dia o Twitter vem servindo, com uma nova finalidade, principalmente na comunicação social. As redes são usadas para pautar as matérias, auxiliar na apuração por meio do troca de informações entre os twitteiros-repórteres, para agendamento de entrevistas, pesquisa jornalística, e até mesmo para cobertura de eventos.
Foi possível observar claramente o uso do Twitter na divulgação da campanha de Barack Obama, nos Estados Unidos; na cobertura e discussão dos atentados em Mumbai, na Índia; e até mesmo da cobertura no caso das enchentes que atingiram Santa Catarina, no Brasil.
Mas, até mesmo pela importância que a ferramenta ganhou, é necessário muita atenção em sua utilização. O jornalista José Roberto de Toledo escreveu em seu site um fato que pode exemplificar bem os cuidados que devem ser tomados por jornalistas.
A reportem Vera Magalhães, da Folha de S.Paulo, fazia uma cobertura ao vivo, pelo Twitter, do julgamento do ex-ministro Antônio Palocci no Supremo Tribunal Federal. Ela interrompeu seus tweets da cobertura para postar na ferramenta a seguinte frase "Acaba de sentar um mala do meu lado". Questões éticas a parte, a jornalista deveria lembrar que uma vez na internet, as palavras são disseminadas em uma velocidade maior do que a luz.
 A certo ponto da cobertuda, a jornalista teve de fugir novamente de seus post sobre o evento para twittar." Saia-justa nacobertura online. Desculpa aí @LCSchama RT @LCSchama: @veramagalhaes Desculpe te atrapalhar. Ass.: o mala ao lado".
Primeiro erro: a falta de checagem da reporter no caso, porque depois de muita repercussão a puxada de orelha na jornalista revelou-se 'trote'.
Além disso, é papel do jornalista, mais de que qualquer outro twitteiro, lembrar que a ferramenta quebra barreiras que não são possíveis de ser medidas. Confusões dadas e depois de uma revelação que o twitteiro mala não estava no local, apenas não resistiu a tentação de responder o tweet, a lição fica dada: Atenção no twitter para o uso jornalistico e o poder de alcance na internet nunca devem ser subestimados.

A viral ferramenta twitter

Por Aliana Camargo

Estamos na era do twitter. Essa é uma das ferramentas mais utilizadas por muitas pessoas que estão conectadas no Brasil. De anônimos, passando pelas celebridades, às assessorias de políticos, todos querem estar no twitter e se conectar numa rede de comunicação com todas as pessoas do mundo.

A interatividade realizada pelo twitter tece uma forma de comunicação muito própria. Em apenas 140 caracteres o usuário apresenta uma informação e pode ser replicado em apenas segundos. Acontece também de uma informação ser repassada ou ser reenviada para milhares de pessoas muito rapidamente. A capacidade viral do microblog é muito grande.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Os Blogs nos sites jornalístico

Adriana de Assunção

O Jornal OGlobo possui no próprio layout um espaço exclusivo para os blogs. O leitor que acompanha o site pode ver as postagens e os comentários desses blogueiros sem sair da página, porém para acessar o blog o usuário deve ser cadastrado. 

O JB online posta os blogs no rodapé do site. Um dos blogs escrito por Leandro Mazzine oferece para o leitor recursos como vídeo, fotos e links para suas colunas na própria página. Além de divulgar sua página no Twitter e os boletins de rádio e TV da coluna na Rádio Digital News durante o dia, e na Rede Vida. Suas publicações postam matérias na ferramenta, isto significa que ele faz a atualização do blog e não apenas para divulgação de colunas.

Jornalista deve sair do armário e soltar a franga de suas cores políticas?

Postado por Geraldo Araujo


Artigo da jornalista Lúcia Guimarães - Jornal O Estado de S.Paulo


http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20101115/not_imp640006,0.php

Se eu revelasse aqui os meus candidatos preferidos na última eleição, o leitor mudaria de opinião sobre as minhas opiniões? O voto é secreto e a curiosidade, legítima.

A suspensão de um famoso âncora da TV a cabo americana provocou uma discussão acalorada na última semana: jornalista deve sair do armário e soltar a franga de suas cores políticas? Há uma nova geração de consumidores de notícias que não espera separação entre reportagem e opinião.

O pecado: o colérico Keith Olbermann, da MSNBC, fez contribuições financeiras para as campanhas de candidatos do Partido Democrata, logo depois de entrevistar os mesmos candidatos no seu programa, e não notificou a direção da empresa. O castigo: suspensão indefinida, sem remuneração.

Jornalista Carlos Chagas defende diploma para exercício da profissão

Postado por Geraldo Araujo

EM DEFESA DO DIPLOMA


O “seu” Manoel,  dono do açougue ali da esquina,  é um craque na arte de cortar carne.Tira cada filé e cada costela que fazem gosto. Por conta disso deve pendurar  o avental, vestir um jaleco,  entrar no Hospital  Distrital e operar alguém de apendicite? O camelô da estação rodoviária é  um mestre da palavra. Vende tudo o que apresenta em sua bancada, convence todo mundo. Estará autorizado a usar a beca, ingressar no plenário do Supremo Tribunal Federal e defender algum cliente?

Pois é. Por dispor do dom de escrever bem, qualquer cidadão poderá exercer a profissão de jornalista? Torna-se o diploma desnecessário, como nos dois casos anteriores? Será a universidade dispensável para o exercício da medicina e da advocacia?

O dom de escrever faz o escritor, e nenhum deles está proibido de escrever em jornal. Mas deverá fazê-lo como colaborador, não como jornalista.  Porque ser jornalista não é ser melhor nem pior do que  escritor. É apenas  diferente, pelo acúmulo de conhecimentos adquiridos nos cursos de comunicação,  desde saber editar, selecionar, reportar e diagramar até receber conhecimentos de História, Filosofia, Ética, Geografia, Política e quanta coisa a mais?

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

O vôo do Twitter


O jornalista, com a ferramenta twitter à sua disposição, absorve para si a obrigação de escrever, noticiar, informar com até 140 toques, mesmo depois que a edição impressa se fecha. É o aqui agora. É a notícia em tempo real.
Por Evilasio Anelli


O tempo do jornalista é diferente do tempo de outros profissionais. A rapidez na cobertura faz a diferença. O twitter surge como uma ferramenta que gera essa possibilidade. Cada vez mais as redações, até mesmo da grande imprensa se utilizam dela em busca do furo, da notícia em primeira mão.