terça-feira, 26 de outubro de 2010

O Twitter do RD News

Adriana de Assunção

O Perfil do Twitter do RD News é um pouco curioso em relação aos outros meios de comunicação que estão utilizando dessa ferramenta para divulgar suas matérias.  A observação começa pelos seus seguidores. Ele segue apenas 19  pessoas e é seguido por 1076 pessoas. Diferente do TVCA que segue a mesma medida que é seguido.


 Outro ponto importante é a sua Bio que  mostra logo a linha editorial da empresa.

Vida de Policial

Por Rafael Hemelson

Você entra na polícia pensando em uma coisa. Durante o curso imagina outra. E quando começa a trabalhar percebe que se enganou duas vezes. Em todas elas se frustra com a instituição.
Posso não ser um policial nato igual ao Capitão Nascimento
Não vou ser hipócrita de dizer que sempre quis ser policial. Entrei na polícia por acaso e tomei um baita susto ao conhecê-la de perto. É o choque de realidade.
Posso não ser um policial nato igual ao Capitão Nascimento (agora Coronel) mas sempre gostei das coisas feitas da maneira correta. E isso não é muito comum dentro da corporação, daí bate a desilusão. E grande... 
O pior é que polícia é como um vírus sem vacina: quem se contamina nunca mais fica imune. O que significa que dificilmente você irá exercer outra profissão (estou procurando minha vacina). Tomara que o jornalismo não me desiluda da mesma forma. Por enquanto a faculdade está.

*Rafael Hemelson é aluno do 4º ano de jornalismo da Faculdade IVE

O Natal promete ser dos eletrônicos

Por Douglas Elias
Há alguns anos as crianças colocavam como o topo de suas listas de Natal algo bem normal para a idade, como carrinhos de controle remoto e bonecas.

E hoje, o que sua criança lhe pede de presente de Natal? A Duracell, empresa Americana de pilhas e baterias, apresentou uma pesquisa que uma a cada quatro crianças desejam um iPhone 4, um iPad ou um iPod como presente de Natal. Na pesquisa foram entrevistados 2.138 pais e crianças.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Campanha Outubro Rosa – Um alerta contra o câncer da Mama

Por Silvia Marques Calicchio

Vitrine de Lojas com o Laço Rosa

Mato Grosso participa pela primeira vez do movimento internacional de combate ao câncer de mama. O movimento popular conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo desde 1992 e tornou outubro, o mês internacional de prevenção do câncer de mama. O câncer de mama é o segundo tipo de doença mais frequente entre as mulheres, no mundo.
No Brasil, a incidência da enfermidade é de 49 casos a cada 100 mil mulheres. Segundo dados do Instituto do Câncer (Inca), a projeção para este ano em Cuiabá é de 110 novos casos.
Em nosso estado a campanha começou no dia 06 de outubro, sob a coordenação da Associação MTmamma amigos do peito, com a adesão várias lojas, empresas e diversos órgãos públicos.  O movimento se encerra no dia 06 de novembro. 

Festival de Cinema de Cuiabá começa hoje

Postado por Aliana Camargo
Da Assessoria

A 17ª edição do Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá abre as portas do cine teatro da cidade nesta segunda-feira (25/10) às 20h00. Com o tema “Eldorado”, o Festival agrega mostras paralelas, entre elas Cinema Escola, Cinema Paradiso, Vídeos do Mato e Sessão do Homenageado, Seminário, Cinema em Pauta, além de lançamento de livro.  O homenageado deste ano é o cineasta Geraldo da Rocha Moraes, escolhido por ser um dos pioneiros do cinema no Centro Oeste.
Após a cerimônia de abertura, entra em cena a Mostra Competitiva de Vídeo, que exibirá neste primeiro dia de Festival, três vídeos, três curtas e um longa. Os vídeos a serem exibidos são “Fita amarela” (MT), a animação “Imagine uma menina com cabelos de Brasil” (RJ), de Alexandre Bersot e “Olhar de João” (GO), e Mariley Carneiro. A Mostra Competitiva de Curta projeta três produções.  A ficção ”Peixe vermelho”  (RS), de Andreia Vigo,  “Tempestade”(SP), de Cesar Cabral,  e “Circuito interno” (SP), de Júlio Martí.
A Mostra Competitiva de Longa-metragem exibe o filme de estreia de Marco Ricca na direção. O badalado “Cabeça a prêmio” (RJ) discute decadência, poder, traição. Três histórias se entrecruzam numa paisagem desoladora de fronteira – fim de linha entre o Brasil, o Paraguai e a Bolívia, terra de personagens desgarrados, esquecidos, sem ilusões.
O 17º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá é uma realização do INCA – Instituto Cultural América; patrocínio do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual – SAv, Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura; Apoio OI, OI Futuro, Universidade Federal de Mato Grosso, Canal Brasil, Folha do Estado, Radio Cidade, Conselho Estadual de Cultura de Mato Grosso , Agecopa, Secretaria de Estado do Desenvolvimento do Turismo, Prefeitura de Cuiabá, Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso; parceiros Fórum dos Festivais, AMAV/ABD-MT, Museu da Imagem e do Som de Cuiabá “Lázaro Papazian”.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO NO SITE DO FESTIVAL: http://www.midiasbox.com/17fcvc/

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Fim do monopólio da Globo em transmitir jogos

Por Silvia Marques

FOTO - Internet
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) decidiu  acabar com a preferência da TV Globo na transmissão do Campeonato Brasileiro de Futebol. A decisão foi tomada na quarta-feira (20), no plenário do Cade, em Brasília. Foi extinto um artifício que garantia preferência à emissora nas negociações.
A medida é um marco no fim do monopólio do mercado de audiovisual brasileiro. É o fim do monopólio antidemocrático e injusto da TV Globo em torno de uma das principais paixões nacionais do País, que é o futebol. No contrato com o Clube dos 13 (União dos Grandes Clubes do Futebol Brasileiro), havia um bloqueio intransponível para que qualquer outro agente do setor audiovisual ou emissora de TV tivesse acesso a esse produto, que é uma âncora de audiência no Brasil.

RESENHA DO LIVRO GUIA PARA EDIÇÃO JORNALÍSTICA

Por
Evilasio Anelli
A idéia a ser transmitida pelo autor no capitulo intitulado de O Planejamento da Notícia, começa como um nariz de cera e prende a atenção do leitor.
O autor descreve a infância conturbada de Sandro do Nascimento, que viu sua mãe ser esfaqueada até a morte. Passou a viver na rua e escapou da morte no assassinato da Candelária, crime com repercussão em todo o mundo.
Sandro foi o autor do sequestro do ônibus 174 no ano 2000. A polícia foi avisada que no ônibus havia um homem armado. Acuado, ele fez vários passageiros reféns. A TV transmite tudo ao vivo. Trinta e cinco milhões de pessoas em todo o mundo acompanham o sequestro ao vivo.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Contribuição do Jornalismo Colaborativo em discussão

Por Milenon Busiquia
O jornalismo colaborativo é feito quando há uma participação mais efetiva do público na construção do jornalismo. Os jornalistas Carlos Castilho e Mark Briggs definem, no livro 'Jornalismo 2.0', que a parceria entre público e jornalismo vai marcar o quotidiano dos novos profissionais da comunicação. Segundo eles, o termo ‘Web 2,0’ também está sendo difundido como sinônimo do jornalismo colaborativo.
Esse tipo de jornalismo se refere às páginas web cuja importância se deve principalmente à participação dos usuários e busca representar as três principais formas de participação no jornalismo: participação através de sugestões de reportagens; através de comentários nas matérias dos sites que disponibilizam esse campo; e quando as pessoas participam como jornalistas cidadãos, ou seja, escrevem a matéria, tiram as fotos ou gravam os vídeos e mandam esse material para os mais diversos meios e principalmente, o disponibiliza na internet.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Blog sobre cultura é tema de monografia de jornalismo do IVE

Débora Lobo

A acadêmica do 4° ano do curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo da Instituição Várzea-grandense de Ensino, Aliana Camargo, escolheu como tema para seu trabalho de conclusão de curso, o Jornalismo Cultural na Web.

Desenvolvido em parceria com o acadêmico Márcio Camilo e sob orientação da professora Haya Del Bel, a proposta do trabalho é criar um blog voltado para a divulgação da cultura, mas que também seja um espaço aberto para discussões e opiniões sobre a comunicação e os mais variados temas. “Não existe cultura sem comunicação, mas também não existe comunicação se cultura (fecha aspas), afirma a acadêmica.

O Filme “O Jornal” mostra as dificuldades na redação

Marlene Silveira
Sala de redação
O filme o Jornal  foi lançado  nos Estados Unidos  em 1994, com  o ator Henry Hackett (Michael Keaton).  O objetivo do filme foi mostrar as dificuldades e  a dinâmica  de uma redação, ou seja, como  realmente funciona.

Logo no inicio do filme aparece  um relógio com os ponteiros correndo, comparando com a vida do jornalista que normalmente é corrida, e às vezes sem  ter tempo para descansar.

O jornalista  chefe de reportagem Henry hackett  abre mão de um emprego estruturado e tranqüilo para viver o dia a dia corrido  na redação, onde ele passa o tempo todo correndo pra lá e pra cá. Ele tem que conciliar seu trabalho com sua esposa gestante. Muitas vezes a deixando em segundo plano. Por ela ser uma jornalista,facilitou um pouco o entendimento do trabalho de Henry.

A preocupação do jornalista era correr atrás da verdade e provar a inocência de dois negros acusados de terem assassinado dois empresários brancos. Ao contrario dele, a  chefe de redação Glenn  não colocou em primeiro lugar a veracidade da informação.Pois ela visa o lado financeiro da empresa, deixando o jornal do jeito que estava  com as  informações incorretas.

Hackett venceu a briga e o  jornal foi impresso  novamente.Mas dessa vez com a manchete correta. Isso aconteceu por que o chefe de  redação tinha responsabilidade com as informações, e por isso  correu atrás  o tempo todo da verdade. São essas pessoas que nós futuros jornalistas devemos seguir para sermos bons profissionais.


IVE promove Olimpíadas 2010


Por Rosenilco Correa

Foi realizada ontem ás 7h da noite a abertura da 10° edição da Olimpíadas2010. Foram inscritos alunos do fundamental I  até o 3° ano do ensino médio. A competição terá inicio nesta quarta-feira(13), nas modalidades de voleibol, futsal,basquetebol,futebol e handebol. Haverá jogos todos os dias durante  uma semana. As aulas estão suspensa durante os jogos.
A abertura contou com presença dos pais.Cerca de mil alunos compareceram na festa de cerimônia. Houve queima de fogos, apresentações das equipes e muita música que agitaram as crianças. Todos os dias haverá sorteio de brindes. A equipe campeã de cada modalidade receberá medalhas e troféus.
O encerramento será na próxima quarta-feira (20). Para o coordenador, Calos Eduardo Pereira ,as olimpíadas são  muito importante. Aqui no IVE  já foram revelados atletas que disputaram as olimpíadas do Centro Oeste.Para a instituição é muito gratificante” destacou Pereira.

Nosso Lar é o filme do ano!

Por Silvia Marques Calicchio

Mesmo diante do sucesso, visto por mais de 3 milhões de pessoas, confesso que não me entusiasmei para assistir o filme Nosso Lar.  Mas, por insistência de uma amiga, acabei indo assistir  e fiquei empolgada com a história. Adorei a fotografia, os efeitos visuais e tem uma trilha sonora emocionante. Um dos melhores filmes brasileiro que já assisti. Uma produção impecável. Brilhante!

O filme é Dirigido por Wagner Assis, conta a trajetória do médico André Luiz após sua morte.  Um elenco de primeira classe:  Renato Prieto, como André Luiz. E ainda: Othon Bastos, Rosanne Mulholland, Fernando Alves Pinto, Inez Viana, Rodrigo dos Santos, Clemente Viscaíno e com as participações especiais de Paulo Goulart, Ana Rosa e Werner Schünemann.

Vale a pena assistir. Eu recomendo!

Jornalismo Cidadão. Isso existe?

Por Marcio Camilo

Jornalismo Cidadão: Participação popular na produção de notícias. Como assim? Uns vêem como democratização da informação. Já outros enxergam a prática como ameaça aos profissionais da área. Esse fenômeno, que ganhou dimensão na internet gera bastante polêmica...  
Com o objetivo de trazer alguns esclarecimentos para o assunto, os estudantes do quarto ano de jornalismo – Faculdade IVE – procuraram refletir sobre as algumas questões.

Bairro do Porto é tema da monografia dos alunos de Jornalismo do IVE

Por Silvia Marques Calicchio

Casarios mal conservados
Porto, um dos bairros mais importante de Cuiabá, do ponto de vista da sua historicidade, é o tema da monografia de conclusão do curso de Jornalismo da Faculdade do IVE. Os alunos Evilásio Aneli, Edileusa Faria e Naiara Magalhães irão produzir um livro reportagem intitulado “Olhares sob o Porto” e pretendem relatar os primórdios do bairro Porto.

Os futuros jornalistas, orientados pela profª Priscila Mendes, iram produzir um livro documentário para explicar como foi estabelecida a comunicação através do rio Cuiabá. No trabalho eles  citam o jornal “Picareta”, o primeiro jornal político de Mato Grosso e do Jornal do Oeste.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Após 10 dias das eleições “santinhos” ainda poluem Capital

Por Fernanda Leite

Uma prática comum realizada pelos famosos candidatos sujões que espalham “santinhos” nas ruas dos colégios eleitorais no período de campanha deixa a Capital de Cuiabá com aspecto de eleição, mesmo após 10 dias da votação.

O visual poluído foi flagrado na noite desta terça-feira (12) na escola Municipal Guilhermina de Figueiredo, localizada na Avenida dos Trabalhadores.

Após desvios de mais de 6 milhões, Chica Nunes tem votação pífia e tenta descobrir onde errou

Por Fernanda Leite

A atual deputada estadual e candidata derrotada, Chica Nunes (DEM), `e acusada de comandar uma das maiores fraudes ja ocorridas na Camara Municipal de Cuiabá, em 2005, quando era vereadora e presidente da Casa das Leis.

A Polícia Civil indiciou a parlamentar por articular um esquema que desviou pelo menos R$ 6,695 milhões, em 2006. O suposto esquema era baseado, conforme investigação, em licitações fraudulentas, por meio de empresas fantasmas e notas frias. Chica apresentou notas altas para compra de gelo e pó de guaraná.

De olho no título, Mixto retorna aos treinos pela Copa Mato Grosso

O atacante Patrik e o meia Verona até o momento são as únicas baixas do Alvinegro


 
Por: Nadja Mattos

No CT os jogadores realizaram treino técnico e tático
O Mixto Esporte Clube retornou hoje (13) aos treinos na Toca do Tigre. O Grupo estava de férias desde o dia 13 de setembro, quando deixou o Campeonato Brasileiro da Série D após ser eliminado, mesmo com vitória, pelo o América do Amazonas.

A reapresentação dos jogadores e da comissão técnica sob comando de Luiz Carlos Barbieri é para mais um importante desafio: Conquistar o título da Copa Mato Grosso que vai garantir o acesso na Copa do Brasil de 2011.

No retorno ao gramados, a equipe não contará mais com o talento do atacante Patrik e a experiência do volante Verona. O matador Patrik, que foi artilheiro do time no Brasileirão da Série D com 17 gols, rescindiu contrato para atuar no Vasco da Gama, do Rio de Janeiro.

Nos bastidores há fortes comentários de que o meia Athos pode deixar o Clube. O jogador recebeu propostas de clubes do futebol gaúcho. Os rumores também rondam o zagueiro Eduardo Luís, sondado por algumas equipes do Rio de Janeiro e São Paulo.

Com apenas dez dias para o início da Copa Mato Grosso, o Alvinero deve forçar os treinos físicos e táticos. Para a competição estão liberados apenas jogadores abaixo de 23 anos, com exceção de 5 e mais o goleiro. Por esse motivo, o grupo profissional deve ser mesclado com alguns jogadores do Sub-18. A equipe do Sub-17, que também deve integrar o time está montada e treinando desde março.

Jornalismo cidadão coloca em xeque a informação


Por Silvia Marques Calicchio

Com as novas tecnologias e com a criação das mídias sociais como Orkut, twitter, facebook e blogs a tendência da comunicação é o fortalecimento e ampliação dos espaços coletivos de circulação e produção da informação. Um forte rumo a democratização da comunicação.

Podemos afirmar, categoricamente, que o Jornalismo Cidadão existe. E as eleições 2010 compravam a existência dessa modalidade de comunicação. Um fato que também evidenciado nas últimas eleições dos Estados Unidos, na campanha de Barak Obama.

Mas o que é jornalismo cidadão?  Como é feito?

52 livros sobre mídias sociais, comunicação e web 2.0 para download

Por Milenon Busiquia
Que tal se saber um pouco mais no mundo das mídias sociais e da internet? Continuando a lista de livros disponíveis para download, listei outros 52 e-books em português que abordam essas áreas do jornalismo. 
É só clicar no nome da obra para fazer o download da respectiva publicação.  Boa leitura a todos! 

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Católicos festejam o dia da padroeira do Brasil

Mais de 125 milhões de católicos, de acordo com o censo do IBGE. Isso significa que 73,8% dos brasileiros celebram, hoje, o Dia de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do país. A Festa de Nossa Senhora Aparecida teve inicio em 1717, com o aparecimento da Imagem no Rio Paraíba do Sul.

Muitas romarias e procissões em diferentes pontos do território. A cidade de Aparecida, localizada há 170 quilômetros da capital São Paulo, espera reunir 165 mil fiéis para as prestarem as homenagens à padroeira, informou a direção da basílica. Durante, o feriado prolongado estima-se que mais de 330 mil pessoas deveram passar pelo santuário de Aparecida.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

O Pantanal Matogrossense é Patrimônio Natural da Humanidade

Cenário Turístico que encanta os visitantes

Adriana de Assunção

Visitar trilhas, safáris fotográficos, observar jacarés e onças pintadas. Estas são as atividades  que o turista costuma fazer quando visita o Pantanal. Para a UNESCO (Organizações das Nações Unidas para a Educação, Ciências e Cultura) o Pantanal é patrimônio da humanidades, título que valoriza ainda mais a diversidade ambiental e a preservação de animais em extinção.



O lugar é muito rico em belezas naturais, o que atrai ainda mais curiosidade dos visitantes. Principalmente aqueles que procuram fugir dos barulhos eletrônicos dos grandes centros.

Além de turistas o região atrai também biólogos que costumam realizar suas pesquisas nessas áreas, por encontrarem animais raros, como o tuiuiú, a arara azul, o macaco prego entre outros.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

A cultura do calor

OPINIÃO

Aliana Camargo

Esses dias atrás ouvi um amigo me contar uma história muito própria de nossa cidade. Ele, que trabalha num hotel famoso de Cuiabá, me contara que um hóspede veio lhe perguntar no auge de setembro: Como as pessoas vivem aqui? Claro que o meu amigo não soube dizer, somente quem conhece o calor de Cuiabá, não o calor corriqueiro, mas o calor inumano sabe o que este tal hóspede estava se referindo.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Novas tecnologias oferecem oportunidades ao cidadão sem formação profissional

Marlene Silveira

Através do  desenvolvimento   tecnológico, como telefonia e a internet, o cidadão vem colaborar com novas notícias,  provocando uma revolução no mercado de trabalho, um novo  comportamento  entre os veículos de comunicação e a sociedade.
Essas novas tecnologias oferecem ao cidadão sem formação profissional a possibilidade de participação na produção e na propagação da notícia com uma rapidez maior que o sistema convencional consegue desempenhar. È esse  fator que está propiciando uma das  maiores mudanças ocorridas nas últimas décadas nos  meios de comunicação.
Com o crescimento desses novos comunicadores na internet, podemos supor que a participação de pessoas sem formação profissional só vem colaborar, trazendo informação a todo instante de todos os lugares das mais variadas noticias.

Eleições 2010 – O perfil dos Eleitores

O texto de Silvia Marques intitulado “De Tiririca à baixaria sobre o Aborto” analisa as atitudes do eleitor nesta eleição e faz parte de um exercício da disciplina Jornalismo Online. O texto opinativo é uma das modalidades do jornalismo que tem como característica principal a liberdade de expressão.

Quem faz a notícia?

Matéria elaborada a partir dos questionamentos do Texto "Jornalismo Cidadão: isso existe mesmo"?
Por Evilasio Anelli
A internet esta mudando o curso do jornalismo em todo o planeta. O leitor está no centro dessa mudança, deixando a posição de expectador para se transformar em um narrador de fatos.
Exemplos de jornalismo cidadão, não falta pela Web. Como exemplo, o site a boca do povo do Estado do Tocantins, há diversos a artigos escritos pelos seus mais de 600 colaboradores.
Os sites passam a ganhar projeção e leitores a ponto de até as assessorias darem atenção e postarem seus artigos também nesses endereços.

Ludwing fará palestra em Cuiabá

Por Evilasio Anelli
Inovação estratégica, a exploração do futuro será o tema da palestra do Consultor Waldez  Ludwing em Cuiabá nos dias 14 e 26 de outubro das 19 as 21 horas, no Auditório da Fecomércio em Cuiabá.

No mesmo dia, na sequência da programação haverá também outra palestra com o Administrador de Empresas Menegatti, e o tema será como vender para seu público interno e externo.

Pode até parecer que não tem nada tem a ver com jornalismo, mas estas palestras são lições de vida e servem para posteriores tomadas de decisões, além de aumentar a auto-estima profissional.

O valor da entrada é de apenas três litros de leite.

Quatro meses depois do desaparecimento polícia continua sem pistas de Sara Vitória

Débora Lobo

Depois de quatro meses do desaparecimento de Sara Vitória (5), que sumiu no dia 1° de junho deste ano, no município de Sorriso (420 km da capital), a polícia ainda não tem nenhuma pista do paradeiro da menina.

De acordo com o Delegado Braulio Junqueira, depois que os laudos do material coletado por peritos no Estádio Municipal Egídio José Preima deram negativos, as investigações voltaram a estaca zero. Ainda segundo o delegado, na última semana a polícia recebeu uma informação de que o corpo de Sara estaria enterrado em um determinado local, mas a denúncia não passou de mais uma pista falsa.

Ainda segundo o delegado, a polícia tem dois suspeitos, mas que sem provas não conseguem ligar as pessoas ao desaparecimento da menina. Segundo Braulio as buscas a Sara continuam, a polícia continua checando todas as informações que são repassadas pela comunidade por meio de denúncias anônimas, mas até o momento não encontraram nada de concreto em ralação ao desaparecimento.

O CASO

A primeira informação passada à polícia era de que a menina Sara Vitória desapareceu de casa, no bairro Jardim Primavera, no dia 1º de junho, trajando um calção azul. Quinze dias depois do desaparecimento, a polícia recebeu uma nova informação de que a garota não teria desaparecido de frente de casa, como havia sido informado anteriormente. Segundo o delegado Braulio Junqueira, pelo menos três crianças teriam contado à polícia que a garota estava brincando com eles no Estádio Municipal Egídio José Preima, quando desapareceu.

As crianças teriam dito à polícia que depois que foram embora do campo de futebol, a menina teria ficado brincando no local. Um material análogo a sangue foi coletado por peritos no estádio onde as crianças apontaram ter visto Sara pela última vez. A expectativa eram de que esse material pudesse ajudar nas investigações. Com resultados dos laudos apontando que o material não era de Sara, a polícia não conseguiu prosseguir nas investigações.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Seminário nacional vai discutir a nova Lei de Adoção em Cuiabá

Débora Lobo


Cuiabá sediará entre os dias 16 e 17 de setembro, o Seminário "Adoção um Novo Nascimento". O encontro será realizado na nova sede das Promotorias de Justiça da capital. O evento é direcionado a profissionais das áreas médicas, jurídicas, sociais e psicológicosigadas ligadas à adoção.

Além da nova Lei de Adoção, o encontro inclui discussões sobre os direitos fundamentais na infância e adolescência; impactos do abandono, carência e separação precoce no desenvolvimento infantil; importância do bom trato institucional e a preparação, avaliação e acompanhamento dos futuros pais adotivos.

O objetivo do seminario é capacitar promotores de Justiça, magistrados, defensores públicos, equipes interprofissionais, conselhos tutelares e de direito e profissionais que atuam na rede de serviços, incluindo gestores das políticas públicas de assistência social, saúde e educação e as autoridades ligadas a adoção.

De acordo com o titular da Procuradoria Especializada na Defesa da Criança e do Adolescente, procurador de Justiça Paulo Roberto Jorge do Prado, esse seminário será realizado em todas as regiões do país. Cuiabá foi a capital escolhida da Região Centro Oeste.

O evento será realizado pelo Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cededica) do Rio Grande do Sul em parceria com a Oscip "Acolher de Porto Alegre", com o apoio do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por intermédio da Procuradoria Especializada em Defesa da Criança e do Adolescente.

Atualmente, em Mato Grosso existem 42 crianças para serem adotadas. Segundo a CEJA (Comissão Estadual Judiciária de Adoção), a maioria dessas criaças possuem mais de 7 anos de idade, e não possuem as características que a maioria dos casais procuram. Por conta dessa restrição, 280 pessoas/casais estão na fila da adoção no estado.

Em cuiabá, quem quer adotar uma criança, e tiver preferência por um bebê, pode esperar por até dois anos para poder completar o processo e receber a criança. Quanto mais restrição o casal tiver (cor, idade, sexo), mais tempo leva até obter a criança.

A sociedade nos dias atuais

Por Mônica Oliveira

Segundo o deputado Federal de Brasília Robson Rodovalho, o Brasil tem sido um país infeliz em sua estrutura organizacional. Não existe uma “regra máxima na forma de organizar um país, porém as coisas precisam “funcionar” nessas realidades. O único consenso absoluto é a necessidade de democracia e transparência, no mais alto grau.

A sociedade precisa amadurecer e se organizar para construir um Estado forte e com regras consensuais bastante claras e firmes, que é a constituição. Uma Sociedade fraca, dividida e apática, constrói um estado fraco e, conseqüentemente, os governos que chegam ao poder se tornam mais fortes do que deveriam.

O resultado disso são regras alteradas o tempo todo e, a constituição sendo burlada pelos governos e as suas administrações. “A sociedade precisa olhar para o governo, não só para exigir que se faça algo”, mas se organizar para impedir que o governo avance sobre seus limites.

Os oportunistas acreditam no caos que o país enfrenta, e dele tiram proveito. As eleições estão ai, as campanhas eleitorais apresentadas pelos políticos, demonstram que eles conhecem muito bem as necessidades do povo, e mesmo assim, lhe faltam com a verdade que é mascarada com as falsas promessas.

Ayrton Sena disse: “uma nação se torna respeitada quanto mais firme são seus compromissos com a verdade, independente de cargos, títulos, ou qualquer outra situação”.  O papel da imprensa é fundamental, porque se pressupõe ser ela a portadora da verdade completa, não só quando denuncia.

A sociedade clama por uma mídia responsável e comprometida com o social, não essa mídia que busca de maneira implacável destruir todos que tentam impedir a sua voracidade financeira.

Temos que ter um tremendo senso crítico em relação à mídia de hoje. Ela não é imparcial como tenta aparentar-se. Como disse Mário Rosa “não existe imprensa neutra, nem mesmo quando finge ser” ou Ricardo Noblat que disse: ”jornalista não são neutros, embora muito acreditasse ser”. O Brasil tem jeito sim, o que nós precisamos fazer é aprender a nos posicionar para construirmos uma sociedade mais justa e mais humana.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Problemas nos equipamentos de TV do IVE enfim estão sendo resolvidos

Adriana de Assunção

Os problemas nos equipamentos do telejornalismo, que deixaram os alunos 4° ano de jornalismo do Instituto Várzea-grandense de Educação (IVE) na expectativa de terem aulas prática, será resolvido. De acordo com a diretora financeira Juracilma Xavier, a faculdade está investindo para manutenção nos equipamentos de telejornalismo.


Os técnicos da TV Cidade Verde Paulo Teles e Lourival Silva vão ficar por volta de duas semanas fazendo os trabalhos de conserto. O começo da desmontagem e remontagem dos equipamentos inicia nesta terça feira (05).


Cama de cimento, uma reportagem sobre o povo das ruas de Tomás Chiaverini

Por Nadja Mattos

Para os amantes do jornalismo literário, ou mesmo para aqueles que apreciam uma boa leitura, eu os apresento Cama de Cimento. Publicado em 2007, é um livro-reportagem que retrata de maneira objetiva, humana e comovente o dia-dia de pessoas que foram obrigadas ou não a viverem nas ruas de uma das maiores cidades do mundo, São Paulo.

O jovem jornalista e autor, Tomás Chiaverini, com muita coragem e ousadia se permite vivenciar a difícil experiência de morar nas ruas. Ele deixa de lado o conforto que sua vida oferece, para sentir na pele a triste rotina de seus personagens.

Com a narrativa escrita em primeira pessoa, é quase impossível para o leitor não se ver nas diversas situações primorosamente relatadas pelo autor. As páginas nada mais são do que janelas para uma nova realidade, onde se experimenta o medo de passar uma noite embaixo de um viaduto misturado à desabrigados,  usuários de drogas e alcoólatras, esperando ser esfaqueado a qualquer momento por um delinqüente. Além, é claro, de perambular pela histórica Praça da Sé vestido de mendigo, e embarcando disfarçado numa perua para ser levado a um albergue municipal.

O trabalho foi construído por vários depoimentos, percorrendo diversas regiões desconhecidas e perigosas de São Paulo. As experiências vividas pelo repórter não foram apenas com os desabrigados, mas também com pessoas que por amor ao próximo se dedicam a tentar mudar a realidade dos mais necessitados. O autor conseguiu reunir diversas histórias de vida, o que propiciou um amplo e panorama retrato do cotidiano dos moradores de rua, com todos os seus dramas, e apesar das dificuldades, seus sonhos.

O envolvente relato do autor, apesar de ser livre de juízos de valor e aparentemente simplista, desperta a consciência para uma realidade que é resultado de uma sociedade injusta.

Certamente este livro vai mudar de alguma forma a maneira como costumeiramente os moradores de rua são vistos. Fazendo todos nós valorizarmos um prato de comida, o  simples ato de tomar banho, e até mesmo nossa boa e companheira cama.

Sobre o autor

O jovem paulistano Tomás Chiaverini formou-se em jornalismo em 2004, pela Universidade Mackenzie. Sempre muito excêntrico e dotado de espírito aventureiro, escolheu o jornalismo após uma viagem ao assentamento dos Sem-Terra no interior de São Paulo, quando ainda cursava o colegial.

Logo que obteve o diploma, arrumou a mochila e desembarcou para Manaus, em busca de boas matérias. Nos cinco meses que passou por lá, produziu importantes reportagens sobre conflitos indígenas em Roraima, missões humanitárias da Força Aérea na calha do rio Juruá, que lhe renderam publicações na Carta Capital, Caros Amigos e Agência de Notícias Brasil-Árabe.

Trabalhou por dois anos no Jornal Folha de São Paulo em editorias diversas. Nos primeiros meses de 2008, deixou o jornal para dedicar-se exclusivamente à elaboração do seu segundo livro, Festa Infinita, que fala sobre as festas rave no Brasil.

Atualmente, além de trabalhar como jornalista, aventura-se também nas obras de ficção, escrevendo seu primeiro romance, Avesso, que será publicado no início do ano que vem pela editora Global.

Debate dos candidatos ao Governo de Mato Grosso traz polêmicas

Livia Borges 
Os candidatos ao Governo de Mato Grosso Silval Barbosa do (PMDB), Mauro Mendes do (PSB), Wilson Santos (PSDB) e Marcos Magno (PSOL), iniciaram e terminaram a campanha eleitoral prometendo aos eleitores um Estado Melhor para todos. Sendo assim, no entanto, como pretendem fazer na sua candidatura. Todos passaram longe de um debate mais aprofundado e educativo, teve ironias de ambas as partes de cada candidato causando atrito e confusões. O debate realizado pela TV Centro América na ultima terça-feira durou em média 1 hora e 45 minutos e foi alvo de acusações, onde os candidatos tentam ganhar o voto de cidadãos indecisos na desqualificação moral do adversário usando isso como estratégia pra se eleger.
No debate ficou claro que tanto Wilson como Mauro acreditam que podem chegar ao segundo turno.
As promessas de Governo dos candidatos foram muitas, o Tucano Wilson Santos abriu a sessão de debate falando sobre “denúncia”. Ele não se contentou e abriu a boca falando sobre o desvio de R$ 15 milhões na compra de ônibus escolares. O político lembrou também da questão do superfaturamento de R$ 144 milhões nas aquisições das máquinas e equipamentos do programa 100% Mato Grosso Equipado, falando ainda sobre a Secretária de Educação, supostamente usada para fins eleitorais.
Com isso coube ao candidato Marcos Magno perguntar para o ex-prefeito de Cuiabá, como ele vai mudar a história de Mato Grosso se fosse eleito ao Governo, em contra partida, na sua defesa Wilson afirma manter o Estado concentrador de riquezas, investindo na saúde pública, educação, saneamento básico, esgoto, construções de redes hospitais regionais e no interior, segurança, geração de mais 200 mil novos empregos e garantiu também em trazer para Mato Grosso a implantação da faculdade de Medicina na Unemat.
No contra - ataque o candidato Mauro Mendes disse que vai trabalhar muito em cima dos 146 municípios para melhorar a história de Mato Grosso, aplicando o dinheiro público, e mudando a situação critica da saúde no Estado, investindo na qualidade de vida da sociedade, ampliando as estradas, ferrovias, asfaltando as ruas.
Na ofensiva, Silval Barbosa parecia estar confiante da vitória no primeiro turno, ele frisa que esta trabalhando para trazer a ferrovia e a ferronorte para o Estado, em sua proposta de Governo disse também, que vai pavimentar o Estado e mudar a história da população com relação à água tratada, esgoto e saúde pública e não deixou de ressaltar que vai continuar com a mesma proposta de Blairo Maggi, doando casas e criando mais empregos ao trabalhador. “Nós queremos uma vigilância permanente, apreendemos pasta base, vamos trabalhar forte com a segurança com relação as Fronteiras e construir presídio Federal na cidade de Cáceres, aumentando o número de efetivo.” Afirma ele.  Silval lembrou ainda, da fraude na licitação do Programa de aceleração do crescimento (PAC), no valor de R$ 240 milhões. Foram indiciadas 25 pessoas, algumas presas pela Polícia Federal, na Operação Pacenas, prejudicando milhares de pessoas, na Capital, que ficaram sem esgoto, água tratada e saneamento. Silval ainda teve que responder ao candidato do PSOL sobre a aquisição de emissoras de rádio. “Acho isso um absurdo. Daqui a pouco vão dizer que sou dono da TV Centro América”, disse o candidato governista.
Para se defender, Silval usou a tática de atacar usando como estratégia a empresa de Mauro Mendes, Bimetal, para quitar débitos em Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) com a aquisição de precatórios de servidores estaduais, com deságio de 75%. Para ele, uma autêntica fraude. “Ele tinha que ter recolhido os impostos, no balcão, mas usou a compra de carta de crédito com deságio cruel, em prejuízo para os servidores”. Mauro garantiu que atuou de maneira correta, e que o servidor vai poder trocar a carta de crédito principalmente em casa de materiais de construções e no final, diz para Silval. “O senhor governador esta nervoso, despreparado não sei se para o debate ou para governar Mato Grosso.”
Em suas considerações finais, os três candidatos agradecem aos familiares e a todos que estão apoiando nas eleições.









Dilma Rousseff e José Serra vão disputar segundo turno

  Por Rosenilco correa
Começa a nova caminhada para os candidatos Serra e Dilma que vão disputar o segundo turno das eleições de 2010. Eles vão disputar apoio da candidata Marina silva, que ficou em terceiro lugar, e obteve 19 milhões das intenções dos válidos. Após 48 horas inicia a nova campanha eleitoral.
Em   alguns Estado as eleições já definiram no primeiro turno, o candidato a Governador do Estado do partido republicano (PR) Silval Barbosa foi eleito em primeiro turno com 51,23%. O candidato a Deputado Estadual do partido progressista (PP), José Riva foi mais votado em todo Estado, com 93, 594 (6,13) dos votos. No dia 31 outubro 135,8 milhões de brasileiros retorna as urnas para eleger o novo presidente do Brasil.
O Estado de Mato-Grosso e Tocantins tem a maior quantidade de eleitores homens ambos com 50 %. Já São Paulo continua sendo o maior colégio eleitoral do país com 23,3 %. Quantidade de jovens votantes diminuiu em relação às duas últimas eleições, ficando abaixo dos índices de 2006. Entre 2006 e 2008, houve um aumento de 2, 566 milhões para 2, 923 milhões. Em 2010, o número diminuiu para 2, 391 milhões.